No último domingo de julho (31/7), a Feira de Economia Criativa – Povos Criativos agitou o Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA) com muitos expositores, apresentações musicais, dança e competição de cosplay.
O evento é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa em parceria com a Associação Zagaia Amazônia, e faz parte do Programa +Cultura, com o objetivo de fomentar a economia criativa amazonense.
A programação ofereceu um leque de diversas atividades culturais e econômicas, incluindo circuito de cinema, visita guiada, espaço gastronômico, feira geek, boardgame, quadrinistas e oficinas de pintura infantil com Edna Rezende.
No Circuito Podcast houve também bate-papos com artistas da Galeria Manart: Eliana Chaves, Priscila Pinto, Rakel Caminha, três nomes da Amazônia Feminina e das artes visuais. E, ainda, no palco principal, shows com Armando de Paula e Nicolas Júnior, além da apresentação de Hipnose com Tito Esteves.
A estudante de medicina veterinária, Christielly Alves, foi uma das expositoras da feira com bijuterias e acessórios, acompanhada da mãe e da melhor amiga, a jovem aproveitou a feira para também participar da apresentação de cosplay.
“Acho incrível, porque é uma ótima oportunidade para nós empreendedores e para quem é cosplayer também, vai dar maior oportunidade de mostrar o nosso trabalho. Além de trazer minha loja, eu também vou participar do cosplay de Nezuko (personagem do anime Demon Slayer), e eu estou muito feliz porque é uma oportunidade gigantesca, tanto pra mim quanto para as pessoas que estão aqui na feira”, afirmou Christielly.
Para o diretor de economia criativa da Sec, Anibal Turenko Beça, a feira tem uma importância muito grande para a população ao oferecer oportunidade, visibilidade e conhecimento, tanto para os expositores, como também para os visitantes.
“A importância de um evento como esse para gerar cultura, emprego e renda é muito grande. Nós temos mais de 50 expositores aqui, tanto da gastronomia, quanto do artesanato, e extrapolando mais ainda a gente traz também discussões a respeito de startup, a gente tem apresentação de cosplay. As vendas têm sido boas, tanto da parte da gastronomia, quanto de outros produtos e mesmo quando as vendas não são muito boas, ela está mostrando o trabalho dela para a sociedade como um todo”, explicou Turenko Beça.