Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Mais de 393 mil crianças estão aptas a tomar a vacina contra paralisia infantil no Amazonas
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Mais de 393 mil crianças estão aptas a tomar a vacina contra paralisia infantil no Amazonas
CidadesDestaque

Mais de 393 mil crianças estão aptas a tomar a vacina contra paralisia infantil no Amazonas

Redação
Atualizado em 2022/08/09 at 11:57 AM
Redação 3 anos atrás
Compartilhe
Mais de 393 mil crianças estão aptas a tomar a vacina contra paralisia infantil no Amazonas
Compartilhe

O Amazonas apresenta 393.633 crianças aptas a tomarem a vacina contra a paralisia infantil (poliomielite) no Amazonas, destinada a menores de 5 anos. A campanha faz parte da estratégia nacional de vacinação contra a doença e segue até o dia 9 de setembro, quando também ocorre a campanha de multivacinação para menores de 15 anos. As doses estão disponíveis nos postos de vacinação dos municípios.

O intuito da campanha é ampliar a cobertura vacinal contra a paralisia infantil no Amazonas que é de 68,37%, muito abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde que é de 95%. A baixa cobertura segue tendência nacional. O Brasil não detecta casos da doença desde 1990, no entanto, a Vigilância em Saúde alerta para a necessidade de ampliar a cobertura vacinal para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite no estado.

“O Amazonas encontra-se em alto risco para poliomielite, devido à baixa cobertura vacinal. O sucesso da campanha depende de um esforço coletivo entre Estado, municípios e toda a sociedade. Contamos com o apoio de todos, sempre enfatizando que a vacinação é um ato de amor”, destaca a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim.

A enfermeira do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP, Angela Desirée, acrescenta que a única forma de prevenção à poliomielite é a vacinação. “Com essa campanha, o Amazonas fortalece o propósito do Ministério da Saúde em manter a eliminação da poliomielite, que é uma doença grave. E nós não queremos nossas crianças e adolescentes doentes”, destaca Angela.

Do público-alvo da campanha contra poliomielite (menores de 5 anos), as crianças menores de 1 ano devem ser vacinadas conforme a indicação do Calendário Nacional de Vacinação, com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico (injetável).

Já as crianças de 1 a 4 anos devem ser imunizadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), conhecida como “gotinha”, desde que já tenham recebido as três doses da VIP do esquema básico.

Multivacinação

Também está sendo realizada a campanha de multivacinação para atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos, não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. Não há meta de vacinação para este imunizante e público.

Leia também

Instituições Nelly Falcão de Souza abrem matrículas para segundo semestre

Jovem ganha carro SUV zero quilômetro após comprar um gloss no Manauara Shopping

Mulher retira tumor de mais de 2 kg da mandíbula em hospital de Manaus

Canoa afunda durante chuva e família com criança fica ilhada no Amazonas

Amazonas registra queda expressiva no desmatamento e nos focos de calor em junho

Termos Amazonas, paralisia infantil, Vacinação
Redação 09/08/2022 09/08/2022
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Comissão de Prerrogativas da OAB-AM atendeu 1,2 mil advogados este ano
Próximo Artigo PMAM apreende mulher com mais de 50 trouxinhas de drogas em Juruá
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok