Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Em Itapiranga, Santuário de Nossa Senhora Rainha do Rosário e da Paz é declarado Patrimônio Cultural Material e Imaterial do Amazonas
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cultura > Em Itapiranga, Santuário de Nossa Senhora Rainha do Rosário e da Paz é declarado Patrimônio Cultural Material e Imaterial do Amazonas
Cultura

Em Itapiranga, Santuário de Nossa Senhora Rainha do Rosário e da Paz é declarado Patrimônio Cultural Material e Imaterial do Amazonas

Redação
Atualizado em 2022/08/21 at 5:46 PM
Redação 4 anos atrás
Compartilhe
Compartilhe

O Santuário de Nossa Senhora Rainha do Rosário e da Paz, erguido no município de Itapiranga (a 227 quilômetros de Manaus), foi declarado Patrimônio Cultural Material e Imaterial do Estado do Amazonas, de acordo com a Lei nº 5.888, sancionada pelo governador Wilson Lima.

O Santuário se tornou ponto de visitação de fiéis católicos, após relatos surgirem em meados dos anos 1990, tendo como fonte o vidente Edson Glauber de Souza, que declarou ter visto a primeira aparição da santa. O vidente morreu em 2021.

A congregação afirmou em uma carta que não reconhece a autenticidade das supostas aparições e mensagens proferidas pela santa. Mesmo com a declaração da congregação, o município continua sendo um ponto de turismo religioso.

De acordo com o mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia, professor e pesquisador na área de festas populares e religiosas da Amazônia, Eder de Castro Gama, é importante esclarecer as formas de devoção e destacar quando uma demanda de fiéis é atendida, a exemplo do Santuário de Nossa Senhora Rainha do Rosário e da Paz.

“As pessoas continuam indo ao Santuário em peregrinação e visitando os lugares considerados santos, porém, no ponto de vista da congregação, os fiéis estariam infringindo às leis. Mas quando a gente pensa no ponto de vista do Patrimônio Cultural de natureza Material e Imaterial, a gente recai sobre a decisão que o governo do estado e os demais envolvidos, sinalizam a importância do reconhecimento para um grupo de fiéis”, ressaltou o pesquisador.

Santuário

A peregrinação e a construção dos espaços considerados sagrados no município de Itapiranga iniciaram de forma gradual em 1994, a partir das divulgações das aparições pelos fiéis. Os relatos tiveram início no bairro Dom Pedro, do município.

Em 2010, foi colocado a pedra fundamental para a construção do espaço, em um encontro religioso ministrado pelo bispo Dom Carillo Gritte. Na mesma ocasião, foi fundada a Associação dos Construtores do Santuário de Itapiranga, atualmente com sede em Manaus.

Espaços religiosos

Fiéis citam outros pontos que consideram locais santos no município, como o Campo Santo, que fica no início do terreno do santuário; a Árvore de Muruci, que afirmam ser onde o São Miguel Arcanjo fica ancorado; a Capela que faz homenagem aos seringueiros, o Monte da Cruz, a Fonte que fica abaixo do monte, onde os fiéis afirmam que a Nossa Senhora tocou os pés na água com objetivo de abençoar todos aqueles que beberem da água da fonte e a casa dos confidentes e a igreja de Nossa Senhora de Nazaré.

Leia também

Sesc abre matrículas para cursos de arte e cultura em Manaus e Manacapuru; Confira opções e saiba como participar

Matrículas presenciais do Liceu Cláudio Santoro iniciam nesta quinta no Amazonas

Capa de álbum 2026 de Bad Bunny lembra registro de fotógrafa amazonense em 2021

Amazonense Eduardo Castilho vence Mister Brasil CNB 2026

Evento oferece oficinas gratuitas de formação cultural neste sábado (28)

Termos Itapiranga
Redação 21/08/2022 21/08/2022
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior ‘Mais Crédito Agro’ liberou mais de R$ 16 milhões para trabalhadores do setor rural no Amazonas
Próximo Artigo PM cria nova honraria para reconhecer mérito na área do Policiamento Especializado
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.