Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Em Itapiranga, Santuário de Nossa Senhora Rainha do Rosário e da Paz é declarado Patrimônio Cultural Material e Imaterial do Amazonas
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cultura > Em Itapiranga, Santuário de Nossa Senhora Rainha do Rosário e da Paz é declarado Patrimônio Cultural Material e Imaterial do Amazonas
Cultura

Em Itapiranga, Santuário de Nossa Senhora Rainha do Rosário e da Paz é declarado Patrimônio Cultural Material e Imaterial do Amazonas

Redação Segundo a Segundo
Atualizado em 2022/08/21 at 5:46 PM
Redação Segundo a Segundo 3 anos atrás
Compartilhe
Compartilhe

O Santuário de Nossa Senhora Rainha do Rosário e da Paz, erguido no município de Itapiranga (a 227 quilômetros de Manaus), foi declarado Patrimônio Cultural Material e Imaterial do Estado do Amazonas, de acordo com a Lei nº 5.888, sancionada pelo governador Wilson Lima.

O Santuário se tornou ponto de visitação de fiéis católicos, após relatos surgirem em meados dos anos 1990, tendo como fonte o vidente Edson Glauber de Souza, que declarou ter visto a primeira aparição da santa. O vidente morreu em 2021.

A congregação afirmou em uma carta que não reconhece a autenticidade das supostas aparições e mensagens proferidas pela santa. Mesmo com a declaração da congregação, o município continua sendo um ponto de turismo religioso.

De acordo com o mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia, professor e pesquisador na área de festas populares e religiosas da Amazônia, Eder de Castro Gama, é importante esclarecer as formas de devoção e destacar quando uma demanda de fiéis é atendida, a exemplo do Santuário de Nossa Senhora Rainha do Rosário e da Paz.

“As pessoas continuam indo ao Santuário em peregrinação e visitando os lugares considerados santos, porém, no ponto de vista da congregação, os fiéis estariam infringindo às leis. Mas quando a gente pensa no ponto de vista do Patrimônio Cultural de natureza Material e Imaterial, a gente recai sobre a decisão que o governo do estado e os demais envolvidos, sinalizam a importância do reconhecimento para um grupo de fiéis”, ressaltou o pesquisador.

Santuário

A peregrinação e a construção dos espaços considerados sagrados no município de Itapiranga iniciaram de forma gradual em 1994, a partir das divulgações das aparições pelos fiéis. Os relatos tiveram início no bairro Dom Pedro, do município.

Em 2010, foi colocado a pedra fundamental para a construção do espaço, em um encontro religioso ministrado pelo bispo Dom Carillo Gritte. Na mesma ocasião, foi fundada a Associação dos Construtores do Santuário de Itapiranga, atualmente com sede em Manaus.

Espaços religiosos

Fiéis citam outros pontos que consideram locais santos no município, como o Campo Santo, que fica no início do terreno do santuário; a Árvore de Muruci, que afirmam ser onde o São Miguel Arcanjo fica ancorado; a Capela que faz homenagem aos seringueiros, o Monte da Cruz, a Fonte que fica abaixo do monte, onde os fiéis afirmam que a Nossa Senhora tocou os pés na água com objetivo de abençoar todos aqueles que beberem da água da fonte e a casa dos confidentes e a igreja de Nossa Senhora de Nazaré.

Leia também

‘Cine Circo’ chega ao Centro de Convivência Padre Pedro Vignola na sexta-feira

Fim de semana tem nova versão de ‘Ensaio de Despedida’ no Teatro Gebes Medeiros

Trio Panavueiro agita ruas de Parintins durante o Festival com shows gratuitos

Inscrições para Festival Olhar do Norte 2025 encerram nesta sexta

Manaus celebra o “Mês da Marinha” com extensa programação cultural e educativa

Termos Itapiranga
Redação Segundo a Segundo 21/08/2022 21/08/2022
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Artigo anterior ‘Mais Crédito Agro’ liberou mais de R$ 16 milhões para trabalhadores do setor rural no Amazonas
Próximo Artigo PM cria nova honraria para reconhecer mérito na área do Policiamento Especializado
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok