O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), entrou na reta final com a obra de construção do Anel Viário do município de Humaitá (a 590 quilômetros da capital). A obra está com 90% de execução e será concluída no segundo semestre deste ano.
Nesta etapa, estão em andamento a pavimentação com aplicação de asfalto, em fase de conclusão; drenagem com calçada, meio-fio e sarjeta; pintura e conclusão da instalação das defensas, os chamados guard-rails.
A obra de construção do Anel Viário de Humaitá contempla 11,58 quilômetros que interligarão Porto Velho, por meio da BR-319 (Manaus-Porto Velho), ao porto graneleiro do município, reduzindo o trajeto que atualmente é realizado por dentro do perímetro urbano.
Chamada de “cinturão da soja”, a obra conta com o investimento de R$ 64,5 milhões e contempla a construção de pistas de rolamento com 10 metros de plataforma, em mão dupla, 3,5 metros de largura cada uma delas e 1,5 metro de acostamento para cada lado, além da pavimentação e sinalização vertical e horizontal, seguindo o padrão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e a construção de uma ponte de 20 metros de extensão.
A obra tem o objetivo de desviar do perímetro urbano da sede do município o tráfego de veículos pesados, como carretas e caminhões, que transportam soja pela BR-319 e pela BR-230, a Rodovia Transamazônica.
A cadeia produtiva do município e a economia em geral, desde a plantação da soja à agropecuária e a indústria de criação de peixes, serão beneficiadas com o crescimento dos empreendimentos já existentes e a chegada de outros investimentos, inclusive oriundos de Manaus.
Essa intervenção é considerada como um dos maiores investimentos na área de infraestrutura, mobilidade urbana e de incentivo à produção agrícola no município de Humaitá.
Sistema viário
Outro investimento de grande importância para o município é a obra de recuperação do sistema viário urbano, que contempla a execução de pavimentação, calçada e drenagem na sede de Humaitá. Essa obra também está bem adiantada e já alcançou um percentual físico de 53% de andamento.
A obra é fruto de um convênio com a prefeitura de Humaitá, e contempla o asfaltamento de 30 quilômetros de ruas nos bairros Esperança, São Sebastião, São Pedro, Nova Humaitá, São Cristóvão e avenidas principais. O investimento é de R$ 21,7 milhões.
Situado na calha do Madeira, o município de Humaitá conta atualmente com uma população estimada em 57.195 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a 2021.
FOTOS: Divulgação/Seinfra