O Programa Estadual de Combate ao Desperdício de Alimentos (Pcodepa), do Governo do Amazonas, entregou nesta quarta-feira (03/08) kits de cestas de alimentos compostos de frutas, verduras e legumes (FLV), para o Santuário Arquidiocesano São José Operário, localizado na Avenida Visconde de Porto Alegre, Praça 14 de Janeiro, zona Sul.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror). No total, foram entregues mais de 2,9 toneladas de alimentos, beneficiando 110 famílias, que são atendidas pelo Santuário, através do projeto Grupo de Idosos Viva Mais.
O secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, enfatizou que os alimentos possuem todas as propriedades nutricionais necessárias ao consumo humano e disse, ainda, que antes do Programa os alimentos eram descartados como lixo.
“Esse programa vem ajudando várias famílias em bairros e comunidades de Manaus. Isso é uma parceria que temos com o feirante para que ele doe os alimentos que não serão comercializados ao invés de jogar no lixo. Desde 2019, foram mais de 500 toneladas de alimentos distribuídas para 300 mil famílias. É o Governo do Estado presente em Manaus, levando alimentos para quem mais precisa”, afirma o secretário.
As doações são feitas por feirantes da Manaus Moderna e Feira da Banana. Os comerciantes entregam alimentos que não serão comercializados, mas que estão em boas condições e possuem todos os valores nutricionais.
De acordo com o Padre do Santuário, Daniel Cunha, as doações realizadas pelo Programa são de grande importância e serão bem aproveitadas pelas pessoas que forem atendidas.
“Nosso Grupo de Idosos Viva Mais foi implantado neste ano e é um grupo de atividades lúdicas, recreativas de convívio e de saúde. A doação desses alimentos certamente é uma atitude generosa, e só temos que agradecer por essa parceria”, finaliza o sacerdote.
Balanço
Desde 2019, o Programa Estadual de Combate ao Desperdício arrecadou 553 toneladas de alimentos, distribuídos para 1.189 instituições socioassistenciais, beneficiando 377 mil pessoas que se encontram em vulnerabilidade social e nutricional.