Atendimentos psicológicos, orientações jurídicas e de serviço social, fisioterapia paliativa, enfermagem, CadÚnico e Programa Idoso Empreendedor estão entre os serviços oferecidos à comunidade pelo Governo do Amazonas, com o Ônibus do Idoso. Nesta sexta-feira (26/08), a Unidade Móvel esteve na comunidade São Sebastião, dentro do campo Suplanzão, bairro Petrópolis, zona sul de Manaus.
A iniciativa, que é coordenada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), oferece ajuda humanizada para os idosos que buscam atendimento. Desde o dia 11 de julho, dia que iniciaram os atendimentos itinerantes, o Ônibus do Idoso já atendeu 1.024 pessoas com serviços de saúde e cidadania, oferecidos de maneira gratuita à comunidade.
A pensionista e moradora do bairro de Petrópolis, Maria de Nazaré Leite Pereira, de 77 anos, conta que ficou sabendo da ida do serviço do ônibus itinerante para o bairro de Petrópolis por meio do filho da vizinha.
“Eu tinha chegado do interior e já vim logo com a vizinha, tirei a pressão e tirei a glicose. Para mim foi uma alegria ser atendida pelo ônibus, porque para fazer esse tipo de atendimento só quando se procura a casinha de saúde do bairro”, conta a moradora, que aproveitou também os serviços jurídicos do ônibus para esclarecer dúvidas sobre a pensão que recebe do ex-marido, já falecido.
Já para a pescadora Terezinha Monteiro Brasil, 77, residente no Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus), foi uma oportunidade mais acessível poder ter aproveitado os atendimentos do Ônibus.
“Lá onde eu moro não tem carro para chegar em casa, é de rabeta que a gente vai até chegar na vila na comunidade. Vale a pena as pessoas aproveitarem para virem aqui no ônibus dos idosos”, diz ela, que soube da chegada dos serviços à comunidade por meio da ex-esposa do tio.
Morador do bairro de Petrópolis há mais de 30 anos, o autônomo Manoel Jordão Conceição, 52, aproveitou a ida dos serviços itinerantes para se informar sobre o CadÚnico e o programa Idoso Empreendedor, que garante financiamento de até R$ 21 mil para microempreendedores.
“A minha prima me chamou para eu ver se conseguia fazer o cadastro no CadÚnico, estou achando bom, estão me atendendo, e também aqui no Idoso Empreendedor. Do jeito que estou vendo o movimento, vai dar muito bem aqui para o bairro, muitas pessoas estão sendo atendidas”, enfatizou Manoel, enquanto aguardava sua prima, que estava recebendo orientações jurídicas.
Próxima parada
Na segunda-feira (29/08), os serviços itinerantes do Ônibus do Idoso seguem para o bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus.