Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Com doações 28% abaixo da média diária, estoque de sangue do Hemoam está em nível crítico
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Com doações 28% abaixo da média diária, estoque de sangue do Hemoam está em nível crítico
CidadesDestaque

Com doações 28% abaixo da média diária, estoque de sangue do Hemoam está em nível crítico

Redação Segundo a Segundo
Atualizado em 2022/08/10 at 11:37 AM
Redação Segundo a Segundo 3 anos atrás
Compartilhe
Com doações 28% abaixo da média diária, estoque de sangue do Hemoam está em nível crítico
Compartilhe

A doação de sangue no Amazonas ainda sofre os impactos da pandemia de Covid-19. Apesar das campanhas de incentivo aos doadores, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia (FHemoam) fechou o primeiro semestre com o estoque em baixa, com queda de 28%. Em média, foram coletadas 150 bolsas doações por dia, contra a média de 210 comum no período pré-pandemia.

Os esforços do órgão conseguiram melhorar os níveis do estoque sanguíneo, mas a situação ainda é preocupante. Gerente de captação de doadores do FHemoam, Margareth Gato explica que a pandemia de Covid-19 causou um grande abalo.

“Desde o auge da pandemia, nós sentimos a ausência de, aproximadamente, 70 doadores por dia. Após o Covid, a gente sente falta dessas pessoas e, devido a isso, estamos desde janeiro tendo essa oscilação para baixo do estoque de sangue”, explicou.

Com os níveis de doações abaixo do esperado podem comprometer a realização de cirurgias, pontuou a gerente.

Ciente da importância da doação, o eletricista Azamor Teixeira, 60, atendeu ao chamado do órgão e compareceu ao Hemoam, na semana passada.

“Essa boa ação começou há muito tempo, há mais de trinta anos. Essa semana o Hemoam me mandou uma mensagem, que estavam precisando de sangue O+ e eu agendei para vir. É gratificante para a gente, sempre tem alguém precisando”, afirmou.

Requisitos

Para doar sangue, além de uma boa saúde, é necessário ter entre 18 a 69 anos e pesar mais de 50 quilos. No dia do ato, uma boa alimentação e uma boa noite de sono (pelo menos seis horas na noite anterior) são importantes para o bem-estar. Também é necessário estar munido de documento de identidade oficial com foto (RG, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho).

A instituição também dispõe de um guia completo com dúvidas sobre o antes e o depois da doação através do site (HEMOAM – Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas). Se o doador ainda tiver dúvidas telefonar para os números 3655-0166 ou 3655-0271; ou ainda enviar mensagem pelo WhatsApp 98431-9920.

Leia também

Noventa animais silvestres são resgatados pelo Ipaam de janeiro a maio

Governador Wilson Lima vistoria obras do Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente

Governador entrega Grupamento de Combate a Incêndio em Tapauá

MPF recomenda medidas para evitar restrições a abortos legais no AM

Homem morre após ser atacado por abelhas africanas no interior do Amazonas

Termos doação sangue
Redação Segundo a Segundo 10/08/2022 10/08/2022
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Artigo anterior Em três semanas, mutirões da Saúde atenderam mais de 900 pessoas com consultas e exames especializados Em três semanas, mutirões da Saúde atenderam mais de 900 pessoas com consultas e exames especializados
Próximo Artigo Polícia Militar e Polícia Federal apreendem 100 quilos de drogas em Novo Airão Polícia Militar e Polícia Federal apreendem 100 quilos de drogas em Novo Airão
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok