A Escola Estadual de Tempo Integral Professor Garcitylzo do Lago e Silva, bairro Tarumã, zona norte da cidade, foi entregue na manhã desta terça-feira (30/08), 100% revitalizada, com obras de recuperação completa de infraestrutura, além da implantação de um novo laboratório de robótica e eletrônica, entre outros benefícios.
A obra de revitalização da unidade foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto.
Após 12 anos, a escola recebeu melhorias de infraestrutura em toda sua área, como a manutenção geral no telhado, troca das calhas, serviço de podagem, manutenção na área da piscina, pintura interna e externa, resina, piso, revitalização da quadra coberta, manutenção hidráulica e sistema elétrico.
A EETI recebeu, também, a instalação do Espaço Maker – do projeto Fazer para Aprender – que conta com a estrutura na qual os estudantes terão acesso a aulas de robótica e eletrônica, videomaker, impressão 3D, realidade virtual e aumentada, entre outras experiências.
A primeira-dama do Estado, Taiana Lima, que é formada em pedagogia participou da solenidade e disse estar muito feliz como profissional da educação em entregar mais uma escola revitalizada para os estudantes da rede pública de ensino.
“Eu como pedagoga fico feliz em estar entregando mais uma escola para vocês hoje, essa escola já é a 404 que o governador Wilson Lima está entregando toda reformada, toda revitalizada. Quero aproveitar e parabenizar todos os profissionais desta instituição, todos os professores, diretor, pedagogos, a tia lá da cozinha, porteiro, todos que servem a essa escola, não é só o professor que é educador, mas são todos os que trabalham dentro da escola ensinando”, enfatizou.
Taiana também deixou uma mensagem para os alunos sobre a importância do ensino para a vida deles. “Estudem, estudem, porque a educação é tudo nessa vida! Todos podem ser futuramente uma secretária de educação,um político, um governador. Podem ser professor, advogado, médico. Com o estudo vocês podem ser o que quiserem!”, complementou a primeira-dama.
A Secretária de Educação do Estado, Kuka Chaves, afirma que a comunidade vinha pedindo muito essa intervenção, sobretudo, para o telhado, salas de aula, piscina, quadra, e que além de tudo está 100% revitalizado, os alunos também ganharam um laboratório de robótica com uma sala maker.
“Esse é um compromisso do Governo do Amazonas, mais uma escola está sendo entregue para a comunidade. A escola Garcitylzo tem uma importância muito grande, ela abriga desde o primeiro aninho até o terceiro ano do ensino médio, são mais de mil alunos. Uma escola grande para a comunidade, é um ganho também para essa população”, resumiu a secretária.
Para o gestor da unidade, David Martins, a entrega da obra é um marco para a comunidade, sendo que desde sua inauguração, há 12 anos, a escola não tinha recebido nenhum reparo em sua estrutura.
“Quem está tendo a oportunidade de entrar nesse momento, consegue perceber uma escola nova para a comunidade. É uma escola que além de estar sendo entregue totalmente revitalizada, está preparada para receber os alunos com qualidade, ela também volta com um espaço maker, trazendo tecnologia, trazendo inovação”, avaliou.
David complementa que a escola está em fase de implantação do novo Ensino Médio e que a Secretaria de Educação por meio do Governo do Estado proporcionou todo o material.
“Atendemos do 1 ao 9 ano e o ensino médio, e os alunos vão receber uma escola totalmente revitalizada e preparada para o ensino de tempo integral, com todo o espaço, piscina, quadra, quadra de vôlei e de areia, campo de futebol, espaço maker, e todo o ambiente preparado para realmente proporcionar uma educação de qualidade na comunidade do Tarumã”. Finaliza o gestor.
As gêmeas, estudantes do 5º ano do ensino fundamental, Hannna e Izabelly Rodrigues da Costa, de 11 anos, alunas da instituição desde o segundo ano, contam que para elas a entrega da nova estrutura será muito importante para os alunos que irão aproveitar o conforto e a oportunidade de ter um laboratório de robótica em uma escola pública. “Antigamente não tinha isso, é agora tem. É muito importante para os alunos que vão aproveitar e conseguir estudar mais, a escola está mais bonita e confortável”, disse Izabelly.
Já Hanna, complementa dizendo que agora está mais fácil de estudar “Antes era mais difícil estudar, agora com a sala de informática e os alunos vão poder estudar no computador, nos eletrônicos um monte de coisas”. Diz a estudante que está com grande expectativa para usar o laboratório.
Outro aluno que está animado com a nova estrutura da escola é o Richard Fabiano Pereira da Silva de 13 anos. Estudante do 8º ano do ensino fundamental, ele comenta sobre a inauguração do espaço maker e diz que tem muita vontade de aprender sobre pesquisas. “Pra mim é tudo novo, minha maior vontade é aprender sobre as pesquisas da robótica com a realidade aumentada, gostei muito e quero levar isso aí até eu ser um professor de ciência na robótica”
Richard conta que a maioria dos alunos pedem para os pais matricularem eles em aulas de robótica e informática, mas muitos não têm condições, e que o fato de ter esse acesso na própria escola é muito importante para desenvolver o intelecto dos alunos.
Os trabalhos de revitalização da escola iniciaram dia 18 de abril de 2022. Na unidade, há 912 alunos, sendo 567 Ensino Fundamental, 190 Ensino Médio e 155 do Novo Ensino Médio (NEM).
Fazer para Aprender
O projeto visa fomentar o desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem em ambientes multi-instrucionais em escolas da rede pública estadual.