Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • CiĂȘncia & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • PlantĂŁo do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • PolĂ­tica
  • PolĂ­cia
  • SaĂșde
  • VĂ­deos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • PolĂ­tica de uso
    • Reportar erro
Lendo Telemarketing abusivo: consumidores ganham canal para denĂșncias
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • CiĂȘncia & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • PlantĂŁo do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • PolĂ­tica
  • PolĂ­cia
  • SaĂșde
  • VĂ­deos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • PolĂ­tica de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Telemarketing abusivo: consumidores ganham canal para denĂșncias
Cidades

Telemarketing abusivo: consumidores ganham canal para denĂșncias

Redação
Atualizado em 2022/07/25 at 5:25 PM
Redação 3 anos atrås
Compartilhe
Compartilhe

Durante meses, quase todos os dias, a servidora pĂșblica Sabrine Bianche recebeu ligaçÔes de diferentes nĂșmeros repetidas vezes. Os intervalos entre as chamadas foram ficando cada vez menores. Eram todas empresas de telemarketing prontas para oferecer produtos ou serviços sem a autorização dela. “Tenho recebido tantas chamadas de telemarketing, por dia umas 8, de nĂșmeros diferentes. Alguns, meu celular detecta como spam, outros nĂŁo e acabo atendendo. NĂŁo sĂŁo assuntos do meu interesse, ligam insistentemente. É muito ruim ficar recebendo essa ligação diariamente”, diz Sabrine. 

Com base no problema da servidora que atinge milhares de outros brasileiros, foi lançado nesta semana pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) um canal na internet para denĂșncia da prĂĄtica abusiva de telemarketing., quando hĂĄ insistĂȘncia de contato para oferta de produtos e serviços sem a autorização do consumidor. Trata-se de um formulĂĄrio eletrĂŽnico de 13 questĂ”es em que os consumidores devem informar, por exemplo, se foi dada a permissĂŁo para a oferta feita pelas empresas, nĂșmero de origem da ligação com DDD e data. Segundo o Sistema Nacional de InformaçÔes de Defesa do Consumidor (Sindec), foram 14.547 reclamaçÔes nos Ășltimos trĂȘs anos. 

CaberĂĄ Ă  Senacon a apuração das denĂșncias e repasse aos Procons de todo o paĂ­s. A medida vem no mesmo momento da ação coordenada pelo MinistĂ©rio da Justiça e Segurança PĂșblica (MJSP), por intermĂ©dio da Senacon, que suspendeu atividades de telemarketing abusivo de 180 empresas brasileiras distribuĂ­das em todos os estados. A maioria das abordagens, segundo o MJSP, ocorreu com obtenção ilegal de dados. 

Os serviços ficam suspensos permanentemente. As empresas que nĂŁo cumprirem a determinação estĂŁo sujeitas Ă  multa diĂĄria de R$ 1.000,00. “As empresas que obtĂȘm os dados, sabe-se lĂĄ como, de determinado consumidor ficam proibidas em todo territĂłrio nacional de procederem aos chamados que tenham sido expressamente consentidos pelo titular dos direito, que Ă© o consumidor final”, explica Rodrigo Roca, SecretĂĄrio Nacional do Consumidor.

A ação tambĂ©m contou com a participação do Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) de todos os estados brasileiros. 

NĂŁo vale para todo telemarketing

A medida do MJSP Ă© vĂĄlida somente para o telemarketing ativo chamado abusivo. Para outros tipos, como o receptivo, em que os clientes ligam para a central, e os que tratam de cobranças, de doaçÔes e ainda os que sĂŁo autorizados pelos consumidores, nĂŁo se aplica a determinação. “As cobranças, as empresas que jĂĄ tiveram ou tĂȘm relação de consumo com determinada pessoa, fĂ­sica ou jurĂ­dica, podem continuar fazendo seus chamados, desde que nĂŁo seja feita de maneira inoportuna ou vexatĂłria”, diz Roca. 

Fonte: Brasil 61

Leia também

ItinerĂĄrios de linhas de ĂŽnibus em Manaus serĂŁo alterados a partir de 8 de julho

Justiça cobra urgĂȘncia da Funai para demarcar terra indĂ­gena no Amazonas

Justiça do Trabalho determina circulação mínima de Înibus durante greve em Manaus

Justiça volta a permitir pagamento em dinheiro nos Înibus de Manaus

Falta de energia afetarĂĄ dois bairros de Manaus e zona Rural nesta sexta-feira

Termos Amazonas, Telemarketing
Redação 25/07/2022 25/07/2022
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior MinistĂ©rio da SaĂșde identifica 86 medicamentos com “deficiĂȘncia no mercado”
PrĂłximo Artigo Empreendimento social beneficia mais de 300 pessoas da comunidade ribeirinha no Amazonas
© Segundo a Segundo. A informação que vocĂȘ precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
NĂłs utilizamos cookies para garantir que vocĂȘ tenha a melhor experiĂȘncia em nosso site. Se vocĂȘ continua a usar este site, assumimos que vocĂȘ estĂĄ satisfeito.Ok