De janeiro até junho, 161 infratores foram presos durante as ações dos policiais militares da 2ª Companhia de Motocicletas Rondas Ostensivas Cândido Mariano, a Rocam Motos. A unidade da Polícia Militar do Amazonas deu maior dinamismo ao trabalho repressivo no comércio e nas regiões com alto número de denúncias da população.
Criado pelo governador Wilson Lima, o Rocam Motos conta, atualmente, com mais de 60 motocicletas completamente equipadas realizam a ronda ostensiva por Manaus para coibir crimes, principalmente relacionados a roubos, furtos e tráfico de drogas. Diferente das grandes viaturas, a vantagem da Rocam Motos é a possibilidade de maior rapidez na ocorrência e a possibilidade de entrada em locais não acessados pelos carros.
Comandante do primeiro pelotão da Rocam Motos, o tenente Ítalo Faustino falou sobre o monitoramento das áreas e horários de maior atuação da corporação, coibindo os crimes pela cidade.
“O motopatrulhamento da Rocam tem uma atuação específica no horário da tarde até o início da madrugada, que é o horário que a gente julga ser o de maior trânsito, de maior fluxo de pessoas transitando, e infelizmente é o horário que a criminalidade usa e o motopatrulhamento tático ele age, principalmente, nesse setor”, ressaltou.
No primeiro semestre de 2022, o motopatrulhamento realizou a apreensão de 56 armas de fogo. A corporação também se destacou na apreensão de veículos irregulares. No primeiro semestre, o número ultrapassou o registrado pelas viaturas. Foram 45 veículos recuperados pelo motopatrulhamento.
Ano passado, durante o lançamento do Paredão, o Governo do Amazonas realizou a entrega de 40 câmeras filmadoras para a Rocam Motos, que auxilia a equipe durante as diligências, com o registro das ocorrências.
“O Batalhão da Rocam já tem essa especificidade de reprimir a criminalidade violenta. No que tange ao tráfico de drogas e à apreensão de arma de fogo, o Batalhão Rocam é referência do Amazonas. O moto patrulhamento tem ainda uma outra característica, que é o atendimento e a interferência nessas ocorrências em andamento, e esse tipo de ocorrências em andamento ou de grande vulto, o motopatrulhamento da Rocam atua diretamente”, explicou o tenente.