Na próxima sexta-feira, 08/07, é comemorado o Dia Mundial da Alergia, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o intuito de informar a população sobre esta condição que pode ser moderada ou até levar à morte. Estima-se que 30% da população brasileira sofra com algum tipo de alergia, conforme apontam dados da OMS.
As rápidas mudanças de temperaturas durante o dia nesta época do ano, levam ao surgimento das chamadas alergias respiratórias. Sensação de nariz entupido, superprodução de secreção nasal, olhos vermelhos e tosse são alguns dos sintomas que causam incômodo e irritação para muitas pessoas.
Sobre o assunto, a médica alergista e imunologista do Sistema Hapvida Bianca Selva, explica que a alergia respiratória ocorre devido a uma resposta aumentada do sistema imunológico, em pessoas que apresentam predisposição genética ou uma maior sensibilidade aos agentes que causam os sintomas alérgicos.
“As doenças respiratórias alérgicas são asma, rinite e sinusite. Para melhorar os sintomas da alergia respiratória é importante que a pessoa se mantenha hidratada aumentando a ingestão de água” recomendou Selva. Tosse, obstrução nasal, espirros, coceira no nariz, olhos, ouvidos, coriza, falta de ar são alguns sinais de alergias que podem ser evitados com ações de cuidados com a casa e ambientes de trabalho, mantendo os locais limpos e arejados.
A dica é evitar tapetes, cortinas, devido ao acúmulo de poeira, colchões devem ser trocados a cada 5 anos e travesseiros a cada 2 anos. Devem ser cobertos com capas antialérgicas e estas devem ser limpas semanalmente com pano úmido.