O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), assinou, nesta quarta-feira (27/07), a ordem de serviço para execução de obras de revitalização na Policlínica Zeno Lanzini, localizada no bairro Tancredo Neves, zona leste de Manaus. A reforma inclui serviços no Sistema de Tratamento de Efluentes, instalações hidrossanitárias, reformas na rede elétrica, fachada, pintura e adequação de uma sala para raio x.
De acordo com o secretário de Saúde, Anoar Samad, a reforma irá beneficiar a população amazonense que busca atendimento especializado através do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). As obras fazem parte do Programa de Revitalização das Unidades de Saúde, executado pelas SES/AM em parceria com a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). Os investimentos na ordem de R$ 29,5 milhões irão beneficiar, ao todo, 37 unidades no estado.
“Estamos dando continuidade ao projeto ‘Revitaliza +’, que há cerca de quatro meses nós desenhamos, para revitalizar as unidades de saúde da capital. Algumas unidades estavam há cerca de 30 anos sem reforma, outras como é o caso desta, está há 10 anos. Mas nós olhamos para frente. Assinamos a ordem hoje e em 48 horas, no máximo, a empresa já estará aqui trabalhando, sem interromper o atendimento ao público”, ressaltou o secretário Anoar Samad.
A policlínica atende cerca de 20 mil pessoas mensalmente, com consultas especializadas nas áreas de cirurgia geral (pré-operatório e pós-operatório), proctologia, psiquiatria, dermatologia, gastroenterologia, mastologia, oftalmologia, enfermagem e serviço social. O diretor-geral da policlínica, Fábio Shimizu, aponta que o próximo passo é colocar o novo aparelho de raio x em operação, somando as demais melhorias implementadas na unidade este ano.
“Desde que assumimos a direção da unidade, conseguimos executar algumas obras, entre elas, o conserto do telhado, e também de retornar com o serviço de ultrassom e a implantação de mais três especialidades médicas: endocrinologia, periodontia e endodontia. O trabalho tem sido desenvolvido para melhorar cada vez mais a qualidade no atendimento à população”, explicou o diretor.
FOTOS: Arthur Castro/ Secom