Em fase de execução na capital e interior do Amazonas, obras públicas do Governo do Estado vêm aquecendo o mercado de trabalho na construção civil. Juntas, as 154 obras em andamento estão empregando mais de 120 mil trabalhadores, conforme levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana (Seinfra).
As construções, reformas e ampliações em andamento totalizam investimentos de R$ 1,7 bilhão. Entre as principais obras em execução, estão os anéis viários Sul e Leste, que formam a maior intervenção de mobilidade urbana de Manaus dos últimos tempos, com o total de 27 quilômetros interligando as zonas norte, leste e centro-sul da capital.
Depois de sete meses desempregado, o ajudante de obras Evandro Teixeira, 35, voltou à sua área de atuação no mês passado na obra do Anel Viário Sul. Antes de voltar ao mercado de trabalho, ele chegou a vender hortaliças nas ruas para garantir o sustento dos três filhos, que moram com ele no bairro Monte Sião, na zona leste de Manaus.
“Consegui, graças a Deus. Pago meu aluguel, estava desempregado e agora estou aqui, feliz. É importante (a obra) para o trânsito da cidade. Eu estava trabalhando vendendo cheiro verde, ganhava R$ 50 (por dia) para pagar aluguel e as coisas de casa. Não estava fácil, mas Deus abençoou e eu estou por aqui”, celebrou Evandro.
O operador de chapa Antônio Amaral, 40, que mora no bairro Braga Mendes, também na zona leste de Manaus, conta que além do impacto no orçamento familiar, sente orgulho de trabalhar em uma obra importante para o desenvolvimento da capital.
“Vai ficar bom para todos nós, que dependemos de transporte, traz melhoria para todos nós. Eu queria que continuasse assim, sempre tendo obras, para estarmos sempre trabalhando. Eu sustento minha família e ajudo minha mãe, que mora no interior, na estrada de Itapiranga, eu sempre mando alguma coisa para lá também”, disse o trabalhador, que atua na construção do Anel Sul.
Avanços
Na manhã desta sexta-feira (08/07) as equipes da Seinfra iniciaram a aplicação da primeira camada de asfalto na segunda etapa das obras do Anel Viário Sul, a Estrada do Tarumã, zona oeste. O governador Wilson Lima fiscalizou as obras e falou da importância dela para melhorar a mobilidade e gerar desenvolvimento para a capital amazonense.
“Até o final do ano essa via vai ficar pronta para circulação, desafogando o trânsito nas principais vias de Manaus e vai aumentar a velocidade do transporte coletivo. A gente vai aproveitar o verão, o sol está muito intenso, e a gente vai trocar essas obras o máximo que a gente puder“, declarou.
Esse segundo trecho vai da Avenida Santos Dumont até a Ponte do Tarumã. Já a primeira etapa, entregue em dezembro de 2020, vai da Ponte do Tarumã até o Viaduto Lydia da Eira Corrêa, no entroncamento do Anel Sul e das avenidas Torquato Tapajós e Arquiteto José Henriques.
Os anéis Sul e Leste irão tirar de circulação as carretas que saem do Distrito Industrial em direção ao Aeroporto Internacional Brigadeiro Eduardo Gomes e as Rodovias AM-010 e BR-174.
No Anel Sul, cinco frentes de trabalho atuam para dar celeridade a obra que apresenta 72% de execução. A duplicação da via contempla 8,7 quilômetros da Estrada do Tarumã, dos quais 3,5 já foram pavimentados e sinalizados na primeira etapa da obra. O Anel Sul inicia no Viaduto Lydia da Eira Corrêa e termina na Avenida Santos Dumont.
O Anel Leste conta com cinco frentes de serviços e já foram concluídas a construção de cinco pontes, três passagens de fauna e sete galerias. O Anel Leste tem início no trevo da Avenida dos Oitis e termina na Avenida Margarita, no trecho compreendido da Reserva Florestal Adolfo Ducke.
Serão 18,3 quilômetros de extensão contemplando duas pistas e passeios laterais com dois metros de largura e canteiros de até cinco metros. Também está em andamento a construção do trevo completo com passagem de nível, com quatro alças internas e quatro externas, permitindo a circulação de veículos em todos os sentidos das vias.