A implementação do sistema de radiocomunicação digital, em sete municípios do estado do Amazonas, está fortalecendo as ações integradas das forças de segurança nas regiões de fronteiras. O sistema faz parte dos investimentos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A ação também é uma parceria com os municípios envolvidos no sistema.
O secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas, general Carlos Alberto Mansur, determinou que o sistema seja ampliado para todo o estado.
De acordo com o capitão Diego Magalhães, secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas (GGI-F), a ação está inserida na Operação Fronteira Mais Segura, coordenada pela SSP-AM, e a implantação do sistema digital de rádio garante mais segurança na comunicação entre policiais e nas próprias ações de combate à criminalidade.
“Essa comunicação em tempo real é muito importante para fortalecer as ações na região fluvial, principalmente nesses municípios que têm áreas de fronteira. Além disso, os policiais se sentem mais seguros por ter um sistema que possa alertar outros órgãos como Marinha, Polícia Federal, Corpo de bombeiros para o apoio imediato em qualquer tipo de ocorrência”, disse.
Neste ano, 496 rádios comunicadores com alcance de 30 quilômetros foram entregues para agentes que atuam nos municípios de Iranduba, Coari, Parintins, Tabatinga, Tefé, Santo Antônio do Içá e São Gabriel da Cachoeira.
A ferramenta funciona a partir das antenas de cada município, criando uma integração entre as forças de segurança para atuarem de forma mais rápida e eficiente.
Fronteira Mais Segura
A operação Fronteira Mais Segura tem o objetivo de reforçar as ações policiais nas fronteiras do estado, combatendo o narcotráfico, a pirataria, e garantindo a sensação de segurança para a população do interior.
FOTOS: Tácio Melo/Secom