Permitindo mais transparência aos consumidores, foi inaugurado, nesta terça-feira (19/07), um novo laboratório para análise de hidrômetros (medidores de água) da capital. O atendimento será feito por meio de agendamento solicitado pelo consumidor, que poderá acompanhar o teste no seu equipamento para verificar se seu consumo mensal de água está sendo medido corretamente.
O serviço é coordenado pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem), envolvendo também os trabalhos do Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas e da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados de Manaus (Ageman).
As atividades do laboratório estarão concentradas na concessionária Águas de Manaus, localizada no bairro Aleixo, zona centro-sul. Anteriormente o espaço funcionava no complexo de produção de água da Ponta do Ismael, no bairro Compensa, zona oeste.
De acordo com o diretor-presidente do Ipem, Márcio André Brito, além de facilitar o acesso da população, o novo laboratório dará maior agilidade às solicitações dos consumidores, tornando o processo mais eficiente.
“Essa estrutura permitirá que o consumidor tire a sua dúvida. Se achar que a sua conta está muito alta, o consumidor vai ter a certeza que a concessionária vai retirar esse equipamento e vai fazer a entrega ao laboratório onde toda a gestão é realizada pelo Ipem. Iremos fazer todas as verificações e saber se nesse equipamento realmente existe algum indício de fraude”, explicou o diretor-presidente do órgão.
O diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada, destaca que o espaço funcionará como um local de auditoria para o consumidor. Em casos de irregularidades, a concessionária oferecerá o suporte para garantir a isenção.
Laboratório
O laboratório conta com equipamentos que simulam todo o processo pelo qual o hidrômetro passa para realizar a contagem de água consumida pelo morador. A expectativa é que o equipamento possa ser avaliado dentro das condições reais em que funciona rotineiramente.
O hidrômetro é um instrumento utilizado para medir e registrar o volume de água consumido por um imóvel, residencial ou comercial. Esse equipamento é regulamentado e possui padrões tecnológicos aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Mensalmente, são realizados em média 40 testes. Nos últimos cinco meses, dos hidrômetros periciados, 98,1% deles foram aprovados por estarem com o consumo dentro dos parâmetros.
Integrando os órgãos de fiscalização do serviço, o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, pontua que o laboratório será uma nova ferramenta para manter o bom índice de solução de conflitos entre consumidores e a concessionária.
“Há dados numéricos que nós chegamos a mais de 93% de solução de conflitos. Essa harmonia está sendo encontrada na sua grande maioria no que diz respeito a essa demanda que é a água e esse laboratório faz parte desse processo de diálogo, de harmonização da relação de consumo”, afirmou Jalil Fraxe.
Solicitação do serviço
O consumidor que suspeitar do valor da conta de água deve acionar o órgão, para verificar se existem possíveis irregularidades no seu equipamento. Além disso, o consumidor também pode solicitar o acompanhamento desde a retirada do equipamento aos ensaios realizados no laboratório.
Após a perícia técnica, o Ipem-AM emite o laudo com os resultados, e com isso o consumidor tem a garantia que o seu medidor está medindo corretamente.
Para solicitar o serviço de verificação do hidrômetro, o consumidor deve entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM, por meio do fale conosco no link: https://servicos.ipem.am.gov.br/fale-conosco/ ou no telefone 0800 092 2020, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
O consumidor também pode fazer a solicitação junto a Águas de Manaus, por meio dos canais oficiais de relacionamento, que funcionam 24 horas por dia: 0800-092-0195 (SAC e Whatsapp), site aguasdemanaus.com.br e o aplicativo Águas APP.
FOTOS: Lucas Silva/SECOM