Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo MPF cobra implantação de programa estadual de proteção a defensores dos direitos humanos no AM
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > MPF cobra implantação de programa estadual de proteção a defensores dos direitos humanos no AM
CidadesDestaque

MPF cobra implantação de programa estadual de proteção a defensores dos direitos humanos no AM

Redação Segundo a Segundo
Atualizado em 2022/07/13 at 4:48 PM
Redação Segundo a Segundo 3 anos atrás
Compartilhe
Compartilhe

Novos encaminhamentos para a implantação de um programa estadual de proteção a defensores dos direitos humanos no Amazonas foram definidos em reunião entre representantes do Ministério Público Federal e da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizada na última segunda-feira (11), por videoconferência.

O MPF acompanha, por meio de procedimento, as ações do poder público estadual para concretizar a iniciativa, resultado de parceria do governo do estado com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O procedimento foi instaurado em maio deste ano, pouco antes dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips.

A primeira fase será desenvolvida prioritariamente na região do Vale do Javari, no Alto Solimões, foco de crimes e ameaças contra esses ativistas.

Avanços e compromissos 

Durante o encontro, diretores e assessores da Sejusc informaram que já foi contratada organização da sociedade civil responsável pela implementação do programa estadual. De acordo com a equipe da secretaria, profissionais das áreas de psicologia, assistência social, direito e administração também foram contratados para atuar no programa e já estão em treinamento. A previsão é de que essa capacitação seja encerrada em meados de agosto e, após a atividade, os profissionais sejam encaminhados ao Vale do Javari.

Ao final da reunião, a Sejusc se comprometeu a informar, até o dia 22 de agosto, os principais andamentos relativos à implantação do programa, incluindo a conclusão do treinamento, o início das atividades da equipe de profissionais e a indicação as próximas regiões do Amazonas a serem visitadas pela equipe do programa após as primeiras incursões no Alto Solimões.

Representando o MPF, participaram da reunião a procuradora regional dos Direitos do Cidadão no Amazonas, Michèle Corbi, que acompanha o caso; o procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Vilhena; e procuradora da República Nathalia Di Santo, que atua no MPF em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus).

Sobre o programa 

Segundo informações do governo federal, o Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos (PPDDH) consiste em a articulação de medidas para a proteção de pessoas (física ou jurídica), grupo social, instituição/organização social ou movimento social que promove, protege e garante os direitos humanos e que, em função dessas atividades, encontra-se em situação de risco e/ou vulnerabilidade.

As atividades previstas no programa incluem visita no local de atuação do defensor para análise preliminar do caso e da ameaça; realização de audiências públicas; divulgação da atividade do defensor e do programa; articulação com órgãos envolvidos na solução das ameaças; articulação com outras políticas públicas; acompanhamento das investigações e denúncias; monitoramento por meio de visitas periódicas no local de atuação do defensor para verificar a permanência do risco e a situação de ameaça e retirada provisória do defensor do seu local de atuação, em casos excepcionais e emergenciais.

Leia também

Incêndio em lancha entre Parintins e Terra Santa mobiliza resgate de 62 passageiros

Motorista embriagado causa acidente na zona oeste de Manaus e é detido pelo Detran

Homem morre carbonizado em incêndio em comunidade indígena na BR-174

Ramal na AM-010 e três bairros de Manaus ficarão sem energia nesta terça-feira; confira

Cheia no Amazonas: Apenas três municípios permanecem com níveis normais dos rios

Termos Amazonas, MPF
Redação Segundo a Segundo 13/07/2022 13/07/2022
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Artigo anterior Em Ipixuna, PC-AM prende último envolvido em atentado contra procurador municipal
Próximo Artigo Sai nova lista com mais 188 convocados em processo seletivo da Seduc
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok