Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Moradores do Residencial São Raimundo participam de treinamento de brigada de incêndio
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Moradores do Residencial São Raimundo participam de treinamento de brigada de incêndio
Cidades

Moradores do Residencial São Raimundo participam de treinamento de brigada de incêndio

Redação
Atualizado em 2022/07/14 at 5:22 PM
Redação 3 anos atrás
Compartilhe
Compartilhe

Um grupo de moradores do Parque Residencial São Raimundo recebeu, nesta quinta-feira (14/07), aulas práticas de combate e prevenção a incêndio e de primeiros socorros, do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). Eles integram a primeira turma do curso de brigadistas do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). O curso é oferecido pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

A formatura da turma acontece nesta sexta-feira (15/07) na sede do Comando do Corpo de Bombeiros, onde as aulas estão sendo ministradas. No treinamento prático, os alunos aprendem a manusear extintores de incêndio, mangueiras d’água e os hidrantes. A aula prática conta, ainda, com simulação de incêndio doméstico, causado por botijas de gás de cozinha (GLP).

O coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, explica que o curso cumpre um dos critérios de regularização plena dos residenciais do Prosamin. O objetivo é formar uma rede de prevenção dentro das comunidades geridas pela UGPE, como detalha Viviane Dutra, subcoordenadora do setor social do órgão.

“Em todas as comunidades em que atuamos, sempre verificamos que os índices de acidentes domésticos são muito comuns. Quedas, queimaduras ou alguém que passa mal. Então, quando você adquire um conhecimento como esse, você pode ter uma resposta mais rápida e mais adequada para essas situações. Então, a gente percebeu que esse curso era muito importante para a comunidade que faz parte do Prosamin”, destacou.

Após o curso, que tem 20 horas de duração, o tenente Eduardo Araújo do CBMAM diz que os 31 brigadistas comunitários do Prosamin estarão aptos para atuar na prevenção e combate a princípios de incêndio e pânico e incêndios de pequeno e médio porte, com manuseio de extintores e hidrantes. “O nosso curso tem dois diferenciais: o primeiro é que o aluno aprende com quem está atuando na área. O nosso treinamento também é focado na parte prática, justamente para que o brigadista saia daqui sabendo como prevenir e combater qualquer tipo de sinistro”, afirma.

O autônomo João da Cruz Gomes (31), afirma que sempre teve interesse por essa área, mas só agora aprendeu como agir diante de um incidente. “Eu tirei dúvidas de algumas coisas que eu não sabia. Por exemplo, aprendi como apagar o fogo de uma botija de gás. E o que eu aprendi foi muito importante para a nossa comunidade, porque aprendi uma técnica que eu tinha medo e agora, se acontecer, posso colocar em prática”, enfatiza.

O curso de Brigada de Incêndio se encerra nesta sexta-feira (15/07) com a entrega dos certificados aos novos brigadistas de Manaus. Essa é a primeira turma de Brigada de Incêndio no âmbito do Prosamin. A ideia é que até o final do ano, o Corpo de Bombeiros ministre mais cinco cursos iguais a esse, a moradores de residenciais geridos pela UGPE.

Leia também

MPF obtém liminar para retomada da demarcação da Terra Indígena Sururuá, no Amazonas

TRE-AM inicia convocação de aprovados no concurso unificado

Indígenas no AM ocupam prédio da Funai em protesto contra falta de coordenador

Pintor morre eletrocutado durante serviço em empresa na zona Leste de Manaus

Tenente da Força Aérea morre ao ser atingido por carretas na avenida Ephigênio Salles

Termos Amazonas, Manaus
Redação 14/07/2022 14/07/2022
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Amazonas foi segundo estado da região Norte que mais abriu empresas, diz Ministério da Economia
 
Próximo Artigo Empresa seleciona 75 soldadores navais em Manaus
Sine Amazonas divulga 360 vagas de emprego em diversas áreas para esta sexta-feira (15/07)
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok