Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Julho Verde alerta para os sintomas do câncer de cabeça e pescoço
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Saúde > Julho Verde alerta para os sintomas do câncer de cabeça e pescoço
Saúde

Julho Verde alerta para os sintomas do câncer de cabeça e pescoço

Redação
Atualizado em 2022/07/12 at 11:53 PM
Redação 3 anos atrás
Compartilhe
Compartilhe

O mês de julho é marcado pela campanha Julho Verde, para conscientizar e alertar a população quanto aos cânceres de cabeça e pescoço, que devem afetar, pelo menos, 300 pessoas no Amazonas, por ano. A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Saúde (SES-AM), alerta para os sintomas da doença.

Segundo o médico cirurgião de cabeça e pescoço da FCecon, Raimundo Monteiro Filho, é comum que apareçam feridas brancas ou avermelhadas na boca que não cicatrizam, nódulos na região do pescoço e rouquidão que não melhora em duas semanas. Todos são indicativos da doença, que é investigada através de exames de imagem e, posteriormente, confirmada com biópsia.

A doença tem fatores de risco, como o tabagismo e a ingestão de álcool. O Papilomavírus Humano (HPV) é outro fator para o aparecimento do câncer na boca e garganta.

“Aumentou muito a incidência do câncer de cabeça e pescoço relacionado ao HPV. Antigamente, a grande maioria estava relacionado ao tabagismo e ao etilismo. Mas hoje vemos que vem aumentando os diagnósticos dos cânceres de língua, cavidade oral e laringe em relação ao HPV”, disse Monteiro, destacando que a vacina contra o HPV é uma das armas para a prevenção.

Atualmente, a vacina contra o HPV é oferecida gratuitamente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a meninas, dos 9 aos 14 anos, e meninos, dos 11 aos 14 anos.

Orientação – O médico orienta que a população tenha o hábito de examinar a boca e o pescoço, para verificar se há feridas ou nódulos visíveis e palpáveis. Na rede pública de saúde, as UBSs são porta de entrada para o usuário. Após avaliação, os pacientes são encaminhados a outras unidades, conforme necessidade de especialidades médicas e exames.

Monteiro também sugere que os pacientes eliminem de suas vidas o uso de cigarro e bebidas alcoólicas.

Tratamento – Na Fundação Cecon, unidade de tratamento para os casos diagnosticados de câncer de cabeça e pescoço, os pacientes são tratados com cirurgia, quimioterapia e radioterapia, dependendo do tipo da doença. No caso da tireoide, há, também, a iodoterapia.

As chances de cura variam conforme o tipo de célula presente no tumor. No caso da tireoide, por exemplo, chegam a 98%. Há, ainda, casos na laringe e boca que as chances de cura chegam a apenas 50%.

Dados – O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que, por ano, o Amazonas registre 300 novos casos de neoplasia maligna de cabeça e pescoço, dentre eles de cavidade oral, laringe, tireoide e esôfago.

FOTOS: Laís Pompeu/FCecon

Leia também

Amazonas bate recorde de casos de esporotricose humana em maio

Morcego com raiva é pego em Manaus e gera alerta para risco da doença se espalhar

Você lava sua garrafinha de água todo dia? Conheça riscos invisíveis da má higiene

Hospitais de Manaus registraram mais de 100 internações por gripes

Risco: veja os 5 tipos de medicamentos mais usados sem orientação profissional

Termos Amazonas, SES AM
Redação 12/07/2022 12/07/2022
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Com artistas nacionais, Amazonas Green Jazz Festival começa no próximo fim de semana
Próximo Artigo Lancha é entregue para reforçar policiamento fluvial em Careiro Castanho
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok