No início da madrugada desta sexta-feira (22/07), foi deflagrada uma operação integrada no Centro de Manaus, com o intuito de combater a criminalidade naquela região. Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a ação resultou na apreensão de duas armas de fogo, porções de drogas, munições e uma granada; além da prisão em flagrante de três homens e da apreensão de um adolescente, suspeitos de integrarem uma facção criminosa na capital.
Denominada ‘Choque de Ordem’, a operação contou com equipes da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 24° Distrito Integrado de Polícia (DIP) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core); da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop); e da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai); além do apoio de uma tropa especializada da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).
De acordo com o Major Héber Ribeiro, secretário da Seaop, o Centro da cidade foi escolhido pela grande quantidade de denúncias nos últimos dias.
“Nós recebemos uma demanda do nosso secretário (general Mansur), já que nós vínhamos recebendo várias denúncias de atividades de tráfico de entorpecentes e presença de facções criminosas aqui no Centro. Fizemos o planejamento e nossas equipes tiveram êxito com a apreensão de duas armas de fogo, uma granada, além de uma quantia considerável de entorpecentes. Encaminhamos a ocorrência ao 24° Distrito Integrado de Polícia (DIP)”, explicou o major.
As prisões e apreensões ocorreram após os policiais receberem denúncias anônimas informando que alguns indivíduos estariam portando armas de fogo e comercializando entorpecentes na avenida Joaquim Nabuco.
As equipes foram até o local e identificaram os três suspeitos, com idades entre 19 e 23 anos; além do adolescente, de 17 anos. Com eles foram apreendidas uma espingarda calibre 44, uma arma caseira calibre 20 com munições do mesmo calibre, uma granada e porções de entorpecentes.
De acordo com os policiais, um dos presos confessou ser o autor do homicídio ocorrido na última segunda-feira (18/07) na Feira da Manaus Moderna, que teve como vítima um homem de 19 anos.
Os três indivíduos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo. O adolescente foi apreendido ato infracional análogo aos mesmos crimes.
O Grupo de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte), da PMAM, foi acionado para realizar a detonação do material explosivo.
O delegado Marcelo Martins, titular do 24° DIP, destacou a integração entre as forças de segurança. “Destacar a presença importante da Seaop na operação e o nosso objetivo é esse, deflagrar ações para frear a criminalidade nessa região do Centro de Manaus”, enfatizou.