O programa de modernização da iluminação pública do interior, Ilumina+ Amazonas começou a ser implantado em Autazes, nesta quinta-feira (21/07). Executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas, o programa vai substituir 2.443 pontos de iluminação tradicional por luminárias modernas de LED no município (a 113 quilômetros de Manaus).
O coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, informou que a maior parte das ruas da cidade já estará iluminada com a tecnologia de ponta para a Festa do Leite, que acontece no final do mês de julho, conforme orientação do governador Wilson Lima. Campêlo, que acompanhou o início da implantação do novo sistema na cidade, ao lado do prefeito Andreson Cavalcante, disse que o impacto mais imediato da iluminação em LED está sendo na segurança pública.
“O impacto na segurança é imediato. As rondas noturnas, o policiamento ostensivo e o combate à criminalidade ficam muito mais eficientes, porque é possível, agora, enxergar a rua do começo até o final, acompanhar quem está transitando há centenas de metros de distância. Isso facilita muito o policiamento e as rondas noturnas na cidade. Assim como vai facilitar para a Guarda Municipal fazer a vigilância dos prédios públicos e logradouros. O comerciante poderá estender seu horário noturno e o vendedor ambulante também poderá ficar mais tempo”, disse o coordenador.
O Subcomandante de Policiamento de Autazes, 2º tenente Aldenir, comemorou o novo momento para a segurança pública. “Essa parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura é de suma importância, porque teremos um novo sistema de iluminação pública aliado às câmeras que estão sendo implantadas pelo Município. Quem ganha é a segurança pública e a população”, afirmou.
O sistema de câmeras foi anunciado pelo prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, durante o evento de implantação do LED no município. Para o prefeito, que esteve em Manaus semana passada conhecendo a tecnologia de LED, uma revolução vai acontecer na cidade. “É um sistema moderno, revolucionário. E o melhor é que nenhuma rua vai ficar sem essa iluminação de LED”, disse o prefeito, ressaltando que usar lâmpadas antigas na iluminação pública é como enxugar gelo.
“A gente compra 200 lâmpadas, vem uma oscilação de energia e queima 60, vem um raio e queima mais 30, o tempo fica ruim, queima mais 20. É jogar dinheiro público no ralo. O LED é mais eficiente, mais claridade. A noite vai virar dia e vai sobrar dinheiro para a gente fazer na zona rural”, disse.
O programa Ilumina+ Amazonas avança com rapidez e já são mais de 16,6 mil pontos de iluminação de LED substituídos em nove municípios. Outro que recebeu o programa esta semana foi Urucurituba. Até o fim do ano, serão pelo menos 27 municípios contemplados com a iluminação totalmente em LED, 26 pelo programa e Maués que teve todos os pontos de iluminação pública substituídos por luminárias de LED por meio do Prosai Maués.
FOTOS: Tiago Corrêa / UGPE