Com investimentos de mais de R$ 15,2 milhões, bairros da cidade de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus) estão recebendo obras para recuperação integral do sistema viário. O fim do período de chuvas está permitindo avanço nos trabalhos. Os serviços executados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), vão alcançar 77 ruas e avenidas do município.
Lançado pelo governador Wilson Lima, o pacote de obras vai atender aos bairros Graça Lopes, Morada do Sol e Novo Amanhecer, beneficiando mais de 30 mil moradores. As intervenções serão feitas em um total de 20,97 quilômetros.
De acordo com a Seinfra, os trabalhos estão divididos em drenagem profunda e superficial do solo, instalação de meio-fio, calçadas e sinalização, além da pavimentação asfáltica com a reciclagem de material existente nas vias.
No caso das ruas do bairro Graça Lopes, a pavimentação chegará pela primeira vez para os moradores, conforme enfatizou a fiscal de obras da Seinfra, Ana Lúcia Sampaio.
“Esses bairros aqui do município vão ser privilegiados dentro de uma qualidade de serviço. Hoje a população anda em um ambiente de poeira, sem asfalto, com lama por causa das chuvas, que está atrapalhando todo o seu desenvolvimento. Com isso, a cidade vai ganhar muito, na questão de segurança e até na parte do desenvolvimento”, disse.
No bairro Novo Amanhecer, o serviço está na fase de drenagem profunda com a realização de escavações e colocação da tubulação destinada ao escoamento das águas.
“Em vez da água ficar correndo em cima da pista, elas são canalizadas justamente por essa tubulação e são destinadas para um lugar correto. Aqui era uma área de muito alagamento, erosão na pista, buracos no pavimento, isso é fruto de uma falta de drenagem que hoje está sendo feita”, explicou o engenheiro Sander Costa.
A dona de casa Perpétua Gomes, de 47 anos, mora há dois anos no bairro Novo Amanhecer. Ela convivia com a alagação em dias de chuva e espera uma nova realidade depois da conclusão das obras.
“A situação aqui era precária. Alagava quando chovia e agora não, vai ficar 100% melhor. Creio que vai beneficiar muita gente porque chegou a alagar nossa casa, a casa da vizinha ali, então o bueiro estava muito feio e agora vai ficar muito bom”.