Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo
Fábrica de Chocolate, Festa Japonesa e muito mais no Festival Folclórico do Amazonas
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades >
Fábrica de Chocolate, Festa Japonesa e muito mais no Festival Folclórico do Amazonas
CidadesCultura


Fábrica de Chocolate, Festa Japonesa e muito mais no Festival Folclórico do Amazonas

Redação
Atualizado em 2022/07/19 at 2:39 PM
Redação 3 anos atrás
Compartilhe
Confira as atrações do 9° dia de apresentações da Categoria Ouro do evento
Compartilhe

Os grupos da categoria Ouro animaram a 9ª noite do 64° Festival Folclórico do Amazonas. Nesta segunda-feira (18/07), os grupos trouxeram para o palco do Centro Cultural dos Povos da Amazônia temas como a Fantástica Fábrica de Chocolate, a comemoração tradicional japonesa Tanabata Matsuri, a defesa dos povos indígenas, o forrobodó e os 80 anos do boi-bumbá Corre Campo.

Para o brincante Ivan Fonseca Júnior o sentimento de estar de volta ao palco do Festival foi gratificante. Noivo da quadrilha Nhô Chico, Ivan destacou que o importante foi se divertir.

“É muito gratificante, a gente tem trabalhado desde janeiro. A gente não está aqui pelo resultado, mas para passar a mensagem que é se divertir, ser doce, ser criança. O resultado é o que menos importa, se a gente vai cair, se a gente vai ganhar, a gente está feliz, o importante é fazer um bom trabalho”, declarou Ivan.

Ao todo, cinco apresentações preencheram a noite. Estiveram no palco os grupos de quadrilha tradicional Nhô Chico Junino, Explosão Junina na Roça, Sete Queda na Roça e Juventude na Roça, completou a noite a tribo Kayapós. As apresentações seguem até o dia 23 de julho. Nos dois últimos dias os grupos irão se apresentar no Sambódromo de Manaus.

Noiva da quadrilha Explosão Junina na Roça, Kelly Souza da Rocha interpretou a Princesa Tecelã, Orihime no conto secular de romance proibido que deu origem ao Festival das Estrelas como é conhecido o Tanabata Matsuri. Emocionada, Kelly falou sobre como foi retornar aos palcos do evento de folclore amazonense e trazer a cultura japonesa para o público local.


“É gratificante, é uma cultura muito rica, é uma honra poder representar, nós trabalhamos duro todos esses meses para hoje mostrar o espetáculo que todos presenciaram. Foi lindo, estou emocionada até agora porque depois de dois anos, retornar exatamente à essa arena, não tem como não se emocionar, estou muito feliz”, contou Kelly.

Apresentações

Quadrilha Nhô Chico Junino


A quadrilha tradicional trouxe para a arena a história do conto infanto juvenil A Fantástica Fábrica de Chocolate de 1964. Com direito a fábrica cenográfica, show pirotécnico e o famoso personagem Willy Wonka, a quadrilha misturou o tradicional casamento da dança com a história de herança do conto americano.

Quadrilha Explosão Junina na Roça


A quadrilha levou para o palco a tradicional festa japonesa Tanabata Matsuri, o Festival das Estrelas. A cultura nipônica mesclou-se à dança de quadrilha e mostrou para o público local um pouco do folclore asiático. Dragões, gueixas e até o espaço sideral foram trazidos para a arena.


Tribo dos Kayapós


O grupo baseado na tribo indígena Kayapós levou para o festival uma homenagem a todos os povos indígenas. Com a sempre importante mensagem de preservar a floresta, os Kayapós trouxeram consigo o cacique Jair Melgueiro. A apresentação contou com uma oca, seringueira, turistas ingênuos, guerreiros indígenas, a cunhã-poranga e o tradicional pajé.

Quadrilha Sete Queda na Roça


A quadrilha trouxe como tema este ano o Forrobodó. Uma verdadeira noite de São João tomou conta do espaço para realizar o casamento de Chiquinha e Zezinho. Ao som de muito forró, a quadrilha montou uma cenografia com igreja, fogueira e uma tenda de bandeirolas bandeirinhas.

Quadrilha Juventude na Roça

Encerrando a nona noite de apresentações, a quadrilha trouxe para os jurados e torcidas uma homenagem ao boi-bumbá Corre Campo, que este ano completa 80 anos. Mesclando boi-bumbá e dança de quadrilha, o grupo contou com a presença de sinhazinha, amo do boi, o próprio boi, e Mãe Catirina e Pai Francisco. 

 FOTOS: Arthur Castro/Secom

Leia também

Tacacá na Bossa reúne Casa de Caba, Marcelo Nakamura e Los Matrinxãs

Tosa e mais serviços gratuitos para cães e gatos em mutirão de atendimento no Japiim

Bolsa Idiomas: selecionados têm até quarta para confirmar a vaga

Caprichoso contesta jurados após derrota, mas antes havia elogiado ‘método de sorteio’

Caprichoso é campeão de reciclagem no Festival de Parintins

Termos Amazonas
Redação 19/07/2022 19/07/2022
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Detran Amazonas realiza terceiro leilão do ano com 410 veículos disponíveis
Próximo Artigo O Governo do Amazonas informa que tem como prioridade consolidar as suas 42 Unidades de Conservação existentes, que juntas somatizam mais de 18,9 milhões de hectares, representando 12,13% em áreas legalmente protegidas em território amazonense. Desde 2019, o Estado vem investindo na consolidação dessas áreas protegidas, por meio da aplicação de mais de R$30 milhões, em recursos provenientes do Programa Áreas Protegidas da Amazônia, que beneficia diretamente 22 Unidades de Conservação Estaduais. As estratégias de solidificação das UC também incluem o Projeto “Consolidando a Implementação de Políticas Socioambientais no Sistema Estadual de Unidades de Conservação do Amazonas”. Por meio dele, o Estado investiu mais de R$ 4,3 milhões em recursos humanos, para apoiar a manutenção e a consolidação de 15 Unidades de Conservação geridas pelo Estado. Além da consolidação das UC Estaduais, o Governo do Amazonas tem trabalho para fortalecer as populações ribeirinhas e tradicionais residentes nesses territórios, por meio do Programa Guardiões da Floresta. A iniciativa vai remunerar mensalmente mais de 14 mil famílias em 28 UC, em Pagamento por Serviços Ambientais prestados para manutenção desses espaços protegidos. Outra frente de atuação para fortalecimento comunitário rural tem sido a entrega de 15 Concessões de Direito Real de Uso (CDRU), que beneficiou mais de 7,3 mil famílias com a comprovação da posse de terras e acesso a benefícios previdenciários e de crédito. Em relação à criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Manicoré, o Governo do Amazonas informa que o processo encontra-se arquivado, tendo em vista a não aprovação da criação da área protegida, em consulta pública realizada em 2018.
Receita Federal alerta para golpes no e-commerce e esclarece que Alfândegas não comercializam mercadorias
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok