Em meio a gols e medalhas, os atletas do futebol masculino comemoraram o encerramento da 43ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs). Em ritmo de festa da vitória, os alunos receberam medalhas e troféus durante a solenidade, que aconteceu na Arena da Amazônia, bairro Dom Pedro, zona oeste de Manaus.
O estudante do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, Vinicius de Souza, 14, aluno do 9º ano do Ensino Fundamental, foi um dos que participou do jogo da final da categoria infantil. Mesmo a partida terminando em derrota, o adolescente saiu do campo com o sentimento de dever cumprido.
“Eu acho que esse movimento dos jogos é um movimento para poder descobrir novas esperanças no mundo do esporte. Lá na escola ninguém colocava fé na gente, para poder jogar aqui na Arena, na final. A gente provou pra eles que conseguimos. Infelizmente, ficamos em segundo lugar, mas é uma grande vitória jogar nesse campo maravilhoso”, enfatizou o adolescente.
O time vencedor da categoria infantil foi o Colégio Militar de Manaus (CMM). O tenente Thiago Santos, preparador físico dos alunos, ressalta que os treinos foram fundamentais para conquistar a vitória.
“A preparação foi fundamental após essa pandemia. O Colégio Militar foi um dos primeiros a voltar a ativa, e isso, com o comandante sempre disposto a ajudar a estruturar o nosso time, conseguimos trazer uma vitória inédita para o Colégio Militar de Manaus”, ressaltou o preparador.
Já no juvenil, quem saiu com a medalha de ouro foi a Escola Estadual Gilberto Mestrinho. Com a torcida em festa nas arquibancadas, os atletas disputaram o campeonato com os alunos do Centro Educacional La Salle, e levaram o título.
“No começo foi difícil, muita gente desacreditou do time, mas demonstramos que tudo é possível quando temos um sonho. Não foi fácil jogar contra o La Salle, que é uma escola muito boa também, mas demos o nosso máximo, jogamos como pudemos e levamos mais uma vitória para o Gilberto Mestrinho”, comemorou o aluno Isaac Lima, 17, estudante do 3º ano do Ensino Médio.
Valorização
A titular da Secretaria de Educação e Desporto, Kuka Chaves, celebrou o encerramento dos jogos e enfatizou a importância de valorizar o esporte escolar.
“O Governo do Amazonas volta com força total trazendo mais de 1,5 mil alunos do interior, para participar com os nossos atletas aqui da capital, da rede pública, privada e federal. Foi uma festa linda. Tivemos muitos vencedores, muita medalha, muito incentivo. O esporte sempre será a melhor porta de entrada para que esse aluno permaneça na escola”, salientou a secretária.