Policiais civis do 25º Distrito Integrado de Polícia (DIP) deflagraram, na quarta-feira (06/07), por volta de meio-dia, a terceira fase da Operação Fake Machine, que resultou na prisão de Wagner Júnior Ferreira da Silva, 40, conhecido como “Ceará”, principal articulador de uma organização criminosa que atua na prática de furto mediante fraude envolvendo trocas de máquinas de cartão em Manaus. A prisão ocorreu no bairro Cidade de Deus, zona norte da capital.
O delegado Leonardo Marinho, titular da unidade policial, informou que o indivíduo era o responsável por entrar em contato com os demais integrantes do grupo criminoso e conceder as máquinas em nome de “laranjas”, pessoas que emprestam seus dados pessoais para que outras registrem bens ou movimentem dinheiro sem serem identificadas.
“Wagner fornecia aos criminosos as máquinas de cartão de crédito e débito. Esses criminosos iam até os estabelecimentos comerciais, aproveitavam o momento de distração dos funcionários e realizavam a troca pelas máquinas falsas. Após isso, os valores caiam diretamente na conta dos ‘laranjas’”, explicou Marinho.
A autoridade policial informou ainda que as equipes policiais se encontram em diligências para localizar e prender outras pessoas envolvidas no crime.
Prisões
Ao todo, durante as investigações, que já duram quatro meses, seis pessoas foram presas.
Procedimentos
O indivíduo responderá por estelionato, furto mediante fraude, associação criminosa e uso de documento falso e ficará à disposição da Justiça.
FOTOS: Erlon Rodrigues/PC-AM