A iluminação de LED instalada na cidade de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) tem mudado a vida dos moradores da região no período noturno. Empreendedores apontam crescimento nas vendas e famílias passaram a aproveitar mais os espaços públicos durante a noite, por causa da sensação de segurança.
A nova tecnologia faz parte do programa Ilumina+ Amazonas, e foi implantada, no mês junho pelo Governo do Estado com investimento de R$ 12,8 milhões. Criado pelo governador Wilson Lima, o programa deve alcançar 26 cidades amazonenses até o final deste ano.
O parintinense Zeca Cavalcante, de 43 anos, é um dos empreendedores que foram beneficiados com a nova iluminação. Após ficar desempregado no pico da pandemia, Zeca investiu na venda de alimentos por meio de delivery e, há pouco tempo, montou a unidade física do seu negócio na Avenida Amazonas, uma das principais vias da cidade. Vendendo refeições no almoço e jantar, ele afirma que a iluminação ajudou no crescimento das vendas em mais de 50% no período noturno.
“Essa iluminação nova foi muito boa para a gente, que antes estava uma escuridão, agora melhorou muito. A gente fica muito feliz com isso em nossa cidade. Pelo menos, fica uma cidade mais clara, mais bonita. E as pessoas podem passar aqui, dá até para ver a placa de noite. Antes a gente não via isso”, disse Zeca, que também compartilha o espírito empreendedor com a esposa, Ane Castro.
Ane possui um salão de beleza ao lado do restaurante do esposo e também tem a mesma opinião de Zeca sobre a melhora no movimento do estabelecimento. “Em frente de casa tem um poste. Fomos agraciados, então, a iluminação ficou muito melhor. Quando eu cheguei na segunda-feira eu nem precisei ligar a luz da frente do salão porque a luz estava bem legal mesmo. Foi muito bom”, acrescentou a cabeleireira de 34 anos.
O novo sistema de iluminação foi executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). Foram substituídos 5.800 pontos de iluminação, sendo 594 pontos na comunidade rural e os demais – a maioria – na sede do município. As luminárias de LED têm maior eficiência energética, ou seja, iluminam mais com menos consumo de energia. Estima-se uma economia de até 60% em relação às lâmpadas comuns.
Lazer
Era por volta das onze da noite quando o casal Aldair José, 27, e Tamara Silva, 22, passeava com o filho de três meses pela Praça da Liberdade, região central de Parintins. Segundo o casal, antes da instalação de LED, não era usual passear pelas praças tarde da noite.
“Eu e minha mulher sempre está passeando por aqui, passeando com o neném e ficou melhor. Ficou melhor para nós, melhor para todo mundo. De vez em quando, aqui, tinha assalto, era tudo escuro aqui. E com a iluminação ficou melhor para a gente, para qualquer pessoa que pode caminhar, vir passear aqui pela praça”, ressaltou Aldair.
Até o final do ano, as 26 maiores cidades do estado terão iluminação pública de LED implantadas pelo Governo do Amazonas. Até o momento, mais de 16,4 mil pontos em 8 municípios foram alcançados.