O Instituto Benjamin Constant (IBC) é a unidade do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) que oferta cursos na área da informática, tecnologia e inovação, indústria 4.0 e atividades voltadas para a Cultura Maker
Atualmente, em parceria com a Fundação Muraki, estão sendo atendidos 120 alunos em cursos gratuitos de Desenvolvimento em Aplicativos Web e Mobile, Inteligência Artificial e Computação em Nuvem.
Esses cursos foram escolhidos pela grande necessidade de profissionais qualificados nesses setores, no Amazonas. A proposta do Cetam é trazer, cada vez mais, as novas tendências de formação em tecnologia para o estado.
O diretor-presidente do Cetam, professor-doutor José Augusto de Melo Neto, ressalta que o Benjamin Constant é a unidade educacional mais robusta em termos de equipamentos do estado.
“Nossa estrutura é uma das melhores nesse segmento da Tecnologia de Informação e Comunicação. Temos um parque de informática novo que pode atender, nos três turnos do dia, cursos variados. O Cetam tem um compromisso de ofertar educação profissional e tecnológica de qualidade sempre”, destacou o presidente.
Cursos da área de tecnologia
Para garantir ensino de qualidade aos alunos, a unidade conta com um parque de informática com nove laboratórios e mais de 200 computadores que são utilizados em cursos diversos como: Informática Básica e Avançada, Manutenção de Computadores, Redes e uma gama enorme de opções.
O Cetam dividiu seus campos de atuação em Eixos Tecnológicos e a área de informática está atrelada ao eixo Informação e Comunicação.
Nesse eixo são ofertados cursos técnicos em: Computação Gráfica, Desenvolvimento de Sistemas, Informática, Informática para Internet, Manutenção e Suporte em TI, Programação de Jogos Digitais, Banco de Dados, Gestão da Tecnologia da Informação, Manutenção em Notebook, Redes de Computadores, Segurança da Informação e Java entre outros.
FOTO: Divulgação/Cetam