Policiais civis da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) cumpriram mandados de prisão preventiva em nome de Daniel Ferreira da Conceição, 18; Marcelo Rossi Menezes, 22; e Samuel Braga Serrão, 27, envolvidos no homicídio qualificado que teve como vítima Valter Marques Cruz, que tinha 60 anos, no dia 5 de março deste ano, no bairro Mauazinho, zona leste de Manaus.
Daniel e Samuel foram presos nos dias 18 e 15 de julho, respectivamente, em suas casas no mesmo bairro onde o crime ocorreu. Já a ordem judicial em nome de Marcelo foi cumprida no Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM).
O delegado Ricardo Cunha, titular da DEHS, destacou que essa é mais uma ação bem sucedida das equipes da unidade especializada, que atuam diariamente na elucidação de crimes violentos ocorridos na capital.
Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (28/07), na sede da DEHS, no bairro Jorge Teixeira, zona leste da cidade, a delegada Deborah Barreiros, adjunta da unidade policial especializada, informou que os integrantes do tribunal do crime foram acionados por Denira Silva da Costa, 36, que está foragida, após Valter supostamente ter abusado da filha dela, uma menina de 10 anos.
“É importante ressaltar que não existem indícios desse suposto abuso, entretanto, em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ouvir os criminosos falarem que este seria o motivo do crime. Na ocasião do delito, o idoso é atingido por pauladas, socos e chutes pelos infratores. Posteriormente, ele foi socorrido e levado ao Hospital e Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio, mas foi a óbito no dia seguinte”, detalhou a delegada.
Segundo a autoridade policial, no decorrer do processo investigativo, as equipes analisaram as imagens que circularam nas redes sociais e ouviram testemunhas oculares do fato, que auxiliaram na identificação dos criminosos.
“Nós fazemos um alerta à população, para que não pratique ‘Justiça com as próprias mãos’. Existem órgãos competentes que podem apurar eventuais denúncias, e responsabilizar possíveis autores pelos seus crimes. Nós não podemos compactuar com a barbárie”, orientou Deborah Barreiros.
Procurados
Outras duas pessoas identificadas como Denira Silva da Costa, 36, e Valdecy da Silva Cardoso, 36, estão sendo procuradas por envolvimento no crime. A Polícia Civil também está investigando a participação de outros indivíduos.
“Quem tiver informações acerca da localização dos demais infratores deve entrar em contato pelo número (92) 98118-9535 ou pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM),” ressaltou Deborah.
Decisão judicial
Os mandados de prisão preventiva em nome dos infratores foram expedidos pelo juiz Julião Lemos Sobral Júnior, da Central de Inquéritos Policiais.
Procedimentos
Daniel, Marcelo e Samuel irão responder por homicídio qualificado. Todos passarão por audiência de custódia e ficarão à disposição do Poder Judiciário.
FOTO: Igor Souza/PC-AM.