Policiais civis do 18º Distrito Integrado de Polícia (DIP) prenderam em flagrante, por volta das 11h, na manhã de terça-feira (12/07), Ivanildo Damasceno de Ouro, 40, pelo crime de receptação qualificada de aparelhos celulares roubados e furtados. A prisão aconteceu no conjunto Manoa, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus.
Conforme o delegado Fábio Aly, titular da unidade policial, os policiais estavam investigando a comercialização de aparelhos celulares roubados. Dessa forma, as equipes localizaram esse estabelecimento comercial, e nele haviam aparelhos com restrição de roubo.
“Na ocasião, encontramos o dono do estabelecimento em posse de nove aparelhos celulares, e foi detectado que um deles teria sido roubado no início deste mês de julho. Ivanildo foi preso em flagrante e conduzido à delegacia”, relatou o delegado.
A autoridade policial ressaltou que comerciantes que vendem ou negociam aparelhos provenientes de roubo e furto podem ser presos por receptação qualificada.
“Comerciantes ou prestadores de serviço de assistência técnica devem se atentar ao realizar compras sem nota fiscal ou sem a caixa original do aparelho, pois isso configura-se crime e tem pena de 3 a 6 anos de reclusão”, destacou Fábio Aly.
O delegado acrescentou que somente neste mês de julho, as equipes da unidade policial já efetuaram três prisões em flagrante pelo crime de receptação de aparelho celular.
Denúncias
O delegado destacou a importância de as pessoas anotarem o número de Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI) que vem junto ao aparelho celular, e registrar Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia mais próxima, em caso de roubo ou furto, pois isso facilita a identificação de eletrônicos provenientes desses crimes.
Procedimentos
Ivanildo responderá por receptação qualificada. Ele será levado à audiência de custódia na Central de Recebimento e Triagem (CRT), onde ficará à disposição do Poder Judiciário.