A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) deflagrou, por meio do Comando de Policiamento de Área Leste (CPA Leste), mais uma etapa da Operação Inquietação. Na tarde deste sábado (30/07), a ação se desenrolou na avenida Autaz Mirim, zona norte de Manaus, com foco na fiscalização de ônibus do transporte alternativo, os famosos “amarelinhos”.
A operação contou com a participação de agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), uma barreira de trânsito e plataforma de reboque. O comandante da operação, tenente Ericksen Gomes, frisou que a ação teve como foco o transporte irregular de passageiros e cargas.
“O objetivo de hoje da operação conjunta com o IMMU é a fiscalização de transporte irregular de passageiros e de carga. Está sendo cobrado habilitação, o famoso carteirão, que é o licenciamento do veículo para transporte regular de passageiros. Também está sendo cobrado a fiscalização dos veículos em si, documentação e verificado se o veículo não é roubado ou clonado”, explicou o policial.
Durante a operação, nove motocicletas foram apreendidas, 68 foram abordadas, 11 ônibus alternativos foram fiscalizados e não possuíam irregularidades. O cobrador Ismaile Souza parabenizou a ação fiscalizatória, “é uma operação boa, porque tem muito motorista que quer dirigir sem habilitação, sem documento e prejudica o passageiro”. Sem irregularidades, o cobrador seguiu viagem após a verificação do ônibus.
Denúncias
A população pode colaborar com o trabalho da Polícia Militar, ao saber ou ser vítima de ações criminosas, denunciando por meio do disque-denúncia 181 ou pelo 190.