Dois novos laboratórios de robótica foram entregues pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Boca do Acre, na calha do Purus, agora integra a lista de escolas com Espaço Maker, do projeto Fazer para Aprender, que integra o programa Educa + Amazonas.
Uma das instalações foi entregue na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Professor Antônio Bernardo Vasconcelos, no bairro Praia do Gado. A outra unidade foi entregue no bairro do Piquiá, no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Elias Mendes da Silva, inaugurado nesta quinta-feira (28/07).
Os espaços estão equipados com materiais de tecnologia e inovação para que os estudantes ponham em prática os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula.
A secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, ressalta a contribuição do Espaço Maker para o aprendizado dos estudantes da calha do Purus.
“O laboratório Maker é um local que dá a vocês o conhecimento para todas as habilidades que vocês têm afinidade. Nesse espaço, você vai aprender a mexer com realidade virtual, vai ter estação de robótica e poderão programar o objeto que desejarem na impressora 3D”, pontuou.
No Espaço Maker, os alunos poderão experimentar as mais diversas áreas do conhecimento, pois o espaço contará com recursos para a elaboração de estações de robótica e eletrônica, carpintaria, corte e montagem, impressão 3D, pesquisa e leitura, realidade virtual, aumentada e projeção midiática.
O estudante Alysson Turibio da Silva, presidente do Grêmio Estudantil, agradeceu ao Governo do Estado por disponibilizar um laboratório de ponta para os alunos da unidade escolar.
“É uma honra o Governo ter cedido esse espaço para a gente, porque os alunos do Ensino Médio estavam esperando essa sala, estavam querendo aprender um pouco mais sobre robótica, engenharia, a questão até da biologia. Então, para gente é uma honra ter essa sala e espero que possa contribuir muito com o aprendizado de novos estudantes”, disse.
Jaquelini Lima De Souza, explica que terá acesso pela primeira vez com os instrumentos do laboratório. “Eu estou muito feliz porque eu nunca tive contato com o que está sendo oferecido na Sala Maker, e eu acho que vai influenciar bastante no nosso conhecimento”, completou a estudante.
Novo Ensino Médio
Com o Espaço Maker, os estudantes da rede pública estadual irão desenvolver metodologias ativas de aprendizagem em ambientes multi-instrucionais, o que será um diferencial na formação dos estudantes. A prática está incluída no Novo Ensino Médio (NEM), que está sendo implantado na rede pública de ensino
Além das estações, o projeto ainda contempla material didático e paradidático impresso, plataforma digital de acesso aos recursos midiáticos e formação docente.