Em Manaus, pessoas da melhor idade contam com atendimento médico especializado na Policlínica Gerontólogica Darlinda Esteves Ribeiro, da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), localizada na avenida Brasil, bairro Santo Antônio, zona oeste da capital.
O espaço, que foi revitalizado e reinaugurado pelo Governo do Amazonas em março deste ano, oferece atendimentos nas áreas de serviço social, clínico-geral, enfermagem, oftalmologia, psicologia, odontologia, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição, além de realizar testes rápidos para ISTs (HIV, sífilis e hepatite) e campanhas de vacinação contra Covid-19, influenza e tríplice viral.
Com uma equipe multidisciplinar formada por 30 profissionais, a unidade já alcança aproximadamente 3 mil idosos, alunos e não alunos da fundação, proporcionando melhores condições para um envelhecimento saudável e de qualidade de vida.
“Isso aqui é um presente para as pessoas que já estão nessa fase do envelhecimento. Essa é a primeira policlínica voltada para esse segmento da pessoa idosa da cidade de Manaus. São pessoas que já contribuíram tanto com a nossa sociedade e que merecem esse olhar de respeito”, comentou Vanusa Nascimento, 42, coordenadora de saúde da FUnATI.
Aluna da Fundação há quatro anos, Ana Júlia, 55, disse que o espaço representa um recomeço em sua trajetória. Após ser aposentada por invalidez, situação ocasionada por questões de saúde, a paciente iniciou uma batalha contra a depressão e síndrome do pânico.
Na policlínica, Júlia recebeu atendimento médico nas áreas de psicologia, nutrição e fisioterapia. “Aqui eu me sinto cercada de todo o suporte que a gente precisa, nós que somos os envelhecentes, os idosos. Tenho muita gratidão pela FUnATI, que renovou a minha esperança de viver. Aqui é uma casa completa”.
Na área da saúde estética, uma novidade passou a compor o quadro de especialidades: a pele-terapia. Na modalidade, a unidade de saúde disponibiliza atendimentos voltados aos cuidados do rosto e do corpo através de massagem terapêutica, drenagem linfática manual, spa dos pés, acupuntura, ultrassom e reabilitação facial.
Aluna da FUnATI desde 2014, Valdeída Torres, 72, é uma das pacientes de pele-terapia. A aposentada procurou a especialidade para realizar a remoção de sinais e reforçou sobre a facilidade de ter esse tipo de atendimento no complexo da fundação “Para mim é ótimo, tudo de bom! É mais fácil para nós que estamos aqui todos os dias. Tudo o que vem de melhorias aqui para a FUnATI é maravilhoso, tudo será bem-vindo”.
Agendamento – Os atendimentos médicos são abertos ao público para pessoas acima de 60 anos, mediante agendamento. As consultas podem ser marcadas de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia, na sede da policlínica. É necessário apresentar um documento oficial com foto, CPF e Cartão do SUS.
Farmácia
Na unidade, os pacientes diagnosticados com doenças degenerativas, neurológicas, autoimunes ou que necessitem de cuidado ambulatorial recebem medicamento de forma gratuita.
A iniciativa busca facilitar o acesso aos fármacos que, na maioria das vezes, possuem custos elevados. A farmácia passou a compor a estrutura da unidade no início deste mês, fruto de uma parceria entre a FUnATI, Ministério da Saúde do Brasil, Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Central de Medicamentos (CEMA).