Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Polícia apreende 450 árvores derrubadas ilegalmente no interior do Amazonas
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Polícia > Polícia apreende 450 árvores derrubadas ilegalmente no interior do Amazonas
Polícia

Polícia apreende 450 árvores derrubadas ilegalmente no interior do Amazonas

Redação Segundo a Segundo
Atualizado em 2022/06/14 at 3:00 PM
Redação Segundo a Segundo 3 anos atrás
Compartilhe
Compartilhe

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio da equipe de gestão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu-Purus, acionou o 2º Grupamento de Polícia Militar (GPM) do município de Beruri (a 173 quilômetros de Manaus) para apreensão de 450 troncos de árvores derrubadas ilegalmente. Entre as apreensões, foram encontrados 243 troncos de seringueiras, espécie protegida por lei, que exige compensação ambiental.

As apreensões foram realizadas na sexta-feira e no domingo (10 e 12/06), nas comunidades Paraná do Macaco e Ubim. Além das seringueiras, foram confiscadas 20 samaúmas, 25 castanharanas, 39 maçarandubas, 18 jacareúbas, quatro piranheiras, 10 araparis, 60 ucuúbas, seis mungubas, sete loros e 18 virolas.

Toda a madeira apreendida foi destinada aos moradores da RDS, para fins coletivos nas comunidades, tais como reforma de escolas, reforma de centros comunitários e uso em melhorias nas bases de vigilância dos manejadores.

Os responsáveis pelo ilícito não foram encontrados no local, apenas suas jangadas.

Denúncia

A denúncia da atividade ilegal foi realizada por moradores da RDS, durante ação da Sema. A equipe de gestão da UC estava na localidade para fazer atividade de diagnóstico da cadeia produtiva e reuniões comunitárias para resolução de conflitos fundiários.

Durante a atividade, os moradores denunciaram que havia jangadas, de madeira, de tamanho significativo, escondidas em um dos braços do rio Purus. De acordo com os comunitários, as árvores seriam levadas para o município de Manacapuru, depois que a equipe saísse da UC.

Imediatamente, após a denúncia dos moradores, a equipe da Sema acionou o 2° GPM de Beruri, e os policiais se deslocaram até o local da denúncia.

“A Sema não é um órgão de fiscalização, como é sabido por todos. Porém, como órgão gestor presente na Reserva, tivemos de averiguar a denúncia dos moradores”, declarou Walben Júnior, gestor da UC.

Comunitários também relataram que as invasões de madeireiros e pescadores estão ocorrendo em maior quantidade, devido à cheia, que proporciona o melhor deslocamento das toras de madeira no rio Purus.

FOTOS: Divulgação/Sema

Leia também

Cantor de forró acusado de agressão deve ser solto por falta de provas

Operação apreende equipamentos usados para crimes de cyberbulling em Manaus

Justiça do AM mantém prisão de ‘falsa médica’ que atendia crianças

Justiça decide não levar filho de ex-deputado a júri por homicídio em Manaus

Vídeo: criminoso armado rouba bolsa e celular de mulher em rua de Manaus

Termos Amazonas, Manaus, POLÍCIA
Redação Segundo a Segundo 14/06/2022 14/06/2022
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Artigo anterior Lei garante meia-entrada para doadores de sangue no Amazonas
Próximo Artigo Em ações em Manaus, Polícia Militar recupera sete veículos roubados nas últimas 24 horas
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok