Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Cartão por aproximação: Polícia alerta para aumento no número de golpes no Amazonas
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Polícia > Cartão por aproximação: Polícia alerta para aumento no número de golpes no Amazonas
Polícia

Cartão por aproximação: Polícia alerta para aumento no número de golpes no Amazonas

Redação
Atualizado em 2022/06/13 at 3:02 PM
Redação 3 anos atrás
Compartilhe
Compartilhe

A Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), alerta a população sobre golpes envolvendo cartões de crédito e débito, destacando a tecnologia Near Field Communication (NFC), que possibilita que o pagamento seja feito com a aproximação do cartão na máquina, em uma distância de menos de 10 centímetros.

O delegado Reinaldo Figueira, titular da Dercc, explica que o crime ocorre, principalmente, em transportes coletivos, quando os golpistas se movimentam entre as vítimas, carregando máquinas de cartão com o objetivo de se aproximar de bolsas e carteiras, a fim de praticar o golpe.

“Sabemos que a facilidade do uso desta tecnologia é totalmente prática nessa era digital, bem como no cotidiano das pessoas, porém, isso pode ser opcional e o usuário pode desativar a função diretamente no aplicativo, caso não sinta segurança”, esclarece Reinaldo.

Orientação – O delegado reforçou que as pessoas devem ter cuidado ao utilizar os cartões dentro de bolsas, e optar por usar outros cartões que não possuem a tecnologia NFC à frente, para evitar a prática criminosa.

“É importante destacar que uma das vantagens de possuir um cartão que efetue pagamento por aproximação, é que é possível estipular um limite para valores que serão debitados”, contou o titular da Dercc.

A autoridade policial informou que, uma outra vantagem da NFC, é a não necessidade de portar o cartão com ajuda de outra pessoa, especialmente quando este é inserido na maquineta. Segundo Reinaldo, nesse momento, outras pessoas com acesso ao cartão poderiam ter acesso ao código verificador e, assim, utilizar para efetuar outras compras, sem o conhecimento do titular.

Registro de Ocorrência – Caso você tenha sido vítima do golpe, deve procurar o Distrito Integrado de Polícia (DIP) mais próximo ou comparecer à Dercc, situada nas dependências da Delegacia Geral (DG), na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste da capital, para registrar um Boletim de Ocorrência (BO).

O registro também pode ser formalizado pelo site da Delegacia Virtual (Devir), pelo endereço eletrônico:

https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/.

FOTO: Mayara Viana/PC-AM

Leia também

Mulher vai à delegacia e é presa por suspeita de envolvimento em homicídio na AM-010

Cão desnutrido é resgatado após se alimentar de outro cachorro morto em Manaus

Motorista fura blitz em Manaus e é flagrado com meia tonelada de drogas; ele foi preso

Teve o celular roubado? Polícia tem 1 mil aparelhos para devolver aos donos em Manaus

Homem é encontrado morto em área de mata no bairro Santa Etelvina, zona Norte de Manaus

Termos Amazonas, Golpes, Manaus, PC-AM
Redação 13/06/2022 13/06/2022
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Alopecia: especialista alerta para condição que leva à perda de cabelos e pelos corporais
Próximo Artigo Prefeitura convoca candidatos selecionados no PSS para assistentes voluntários de alfabetização
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.