Prefeitura de Manaus orienta os estudantes de níveis médio e superior, interessados em participar do programa de promoção da integração escola-empresa-governo, como estagiários, que se inscrevam nas instituições credenciadas pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad). Estão sendo disponibilizadas três mil vagas e cada instituto fará a intermediação de mil vagas. Do total, 10%, ou seja, 300 vagas, são destinadas a Pessoas com Deficiência (PcD), conforme estabelecido na Lei nº 11.788, de 25/9/2008.

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o Instituto Trimonte de Desenvolvimento (ITD) e o Instituto Nacional Talentos de Inclusão Profissional (Intal), serão os responsáveis pela contratação dos selecionados. O programa de estágio funciona como uma complementação ao ensino e preparação ao trabalho, como explica o titular da Semad, Ebenezer Bezerra.

“O estágio é o primeiro contato do estudante com o mercado de trabalho dentro da sua área de atuação escolhida. É fundamental para o processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, fazendo com que ele confira a rotina que provavelmente terá após sua formação e ainda uma importante oportunidade para a inclusão das pessoas com deficiência”.

O processo de contratação dos institutos está em fase de finalização e, em seguida, eles começarão a convocar os estudantes classificados nos processos seletivos, o que deve ocorrer já no mês de julho.

No novo formato, os agentes de integração deverão fazer o recrutamento e a seleção dos candidatos às vagas com base no coeficiente de rendimento escolar ou acadêmico igual ou superior a 5,0 e, no caso dos cursos de ensino superior, observando o período mínimo já cursado, o que deverá ser informado pelas instituições intermediadoras.

Lotes

Conforme previsto no Edital de Credenciamento nº 001/2022/Semad, publicado no caderno 2 do Diário Oficial do Município (DOM) de 1º/4, as vagas foram divididas em três lotes. O Intal recebeu mil vagas para atender exclusivamente a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O lote do Ciee está dividido entre 262 vagas para estudantes de ensino médio e 738 de ensino superior, das quais 500 são para a Semed. O restante está dividido entre as secretarias municipais de Limpeza Urbana (Semulsp) e de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), gabinete do Prefeito e Procuradoria Geral do Município (PGM).

As vagas do ITD (238 de ensino médio e 762 de ensino superior) atenderão as necessidades do restante das secretarias da administração direta e indireta da gestão municipal.

O cadastro dos estudantes deverá ser feito diretamente nos institutos credenciados, por meio eletrônico, nos endereços abaixo:

ITD –  http://itd.trimonte.org.br/externo/cadastro/

Intal – https://bit.ly/3FKiUDo

Ciee – https://bit.ly/cieeestagio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar

Ufam divulga editais de seleção para cursos de especialização da área de Estudos Sociais

São ofertadas 50 vagas regulares para cada curso que terão duração de 17 meses com início previsto para 25/04/2022.