Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Cobertura de vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola no Amazonas caiu de 92,1% para 69,4%
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Cobertura de vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola no Amazonas caiu de 92,1% para 69,4%
CidadesDestaque

Cobertura de vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola no Amazonas caiu de 92,1% para 69,4%

Redação Segundo a Segundo
Atualizado em 2022/05/12 at 2:01 PM
Redação Segundo a Segundo 3 anos atrás
Compartilhe
Cobertura de vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola no Amazonas caiu de 92,1% para 69,4%
Compartilhe

Com o aumento do número de casos de sarampo no Brasil, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) faz um alerta: entre 2019 e 2021, a cobertura de vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola (Tríplice Viral D1) no Amazonas caiu de 92,1% para 69,4%. Além da Tríplice Viral, a cobertura da vacinação contra poliomielite no estado caiu de 83,3%, em 2019, para 63,5%, em 2021.

No Brasil, no mesmo período, a cobertura vacinal da Tríplice Viral D1 caiu de 93,1% para 71,49%, e a cobertura da vacinação contra poliomielite caiu de 84,2% para 67,7%.

Embora já houvesse quedas nas coberturas vacinais de rotina antes da pandemia, a situação se agravou com a chegada dela. A interrupção de serviços essenciais de saúde e o medo das famílias de sair de casa e se contaminar com a covid-19 deixaram inúmeras crianças sem acesso à imunização de rotina contra outras doenças.

“Na primeira infância, crianças recebem imunização contra, pelo menos, 17 doenças. O declínio nas taxas de vacinação coloca milhões de crianças e adolescentes em risco de doenças perigosas, e evitáveis”, explica Stephanie Amaral, oficial de Saúde do UNICEF no Brasil.

Quanto mais crianças não tiverem acesso às vacinas, mais fácil se torna a propagação de doenças. Bolsões de comunidades subimunizadas e não imunizadas podem levar a surtos em diferentes regiões do globo e à volta de doenças erradicadas em diversos países.

“No Brasil, a vacinação de rotina para crianças menores de 5 anos vinha sofrendo quedas desde 2015. E a pandemia certamente contribuiu ainda mais para o agravamento do problema. Para reverter esse cenário, é fundamental fortalecer os programas de imunização e os sistemas de saúde, e incentivar famílias a vacinar as crianças”, complementa Stephanie.

O UNICEF pede aos governos que fortaleçam ou restabeleçam urgentemente os programas de imunização de rotina, desenvolvam campanhas para aumentar a confiança nas vacinas e implementem planos para alcançar todas as crianças e todos os adolescentes e suas famílias com serviços de vacinação; especialmente aos mais vulneráveis que não têm acesso aos serviços de saúde, devido à sua localização geográfica, situação migratória ou identidade étnica.

Os dados brasileiros são do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, coletados até dia 5 de abril de 2022

Leia também

Colisão entre lancha e empurrador deixa dois mortos em Itacoatiara

Urnas funerárias milenares são descobertas após queda de árvore em Fonte Boa

Ibama sofre com estrutura para combater crimes ambientais no Amazonas

Avenida Eduardo Ribeiro será interditada para celebração de Corpus Christi

Manaus ganha 650 câmeras com reconhecimento facial para prender criminosos

Termos cobertura vacinal
Redação Segundo a Segundo 12/05/2022 12/05/2022
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Artigo anterior IFAM oferta 25 bolsas de estudos a alunos do ensino médio Passe Livre: transporte gratuito alivia orçamento das famílias em Manaus
Próximo Artigo PC-AM divulga foto de adolescente que desapareceu no Jorge Teixeira PC-AM divulga foto de adolescente que desapareceu no Jorge Teixeira
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok