O trabalho das forças de segurança do Amazonas contribuiu para a redução de mais um indicador criminal no estado. Conforme os dados do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o Amazonas registrou a menor taxa de roubo a instituição financeira, em 2021.
De acordo com o gerente de Estatística do Ciesp, Maicon Benfica, os dados são analisados pelo Ministério de Justiça e Segurança Pública (MSJP).
“O Ministério de Justiça e Segurança Pública realiza um monitoramento de todas as unidades da federação, e nesse cenário do Brasil, nós obtivemos um dos melhores resultados com relação a roubo em instituição financeira, com uma taxa de 0,05 por 100 mil habitantes, bem abaixo da média nacional”, explicou.
O gerente também destacou que a redução se deve aos investimentos da SSP-AM, por meio do programa Amazonas Mais Seguro.
“Tudo isso é resultado da integração das forças de segurança e o fortalecimento do policiamento ostensivo em todas as zonas da cidade. Podemos citar como uma das principais ferramentas pra inibir esse tipo de roubo, o ‘Paredão’, pois a pessoa que vai cometer esse tipo de crime tem ciência de que está sendo vigiada”, disse.
Disque-denúncia
A SSP-AM ressalta a importância da população na resolução dos casos, por meio de denúncias que possam levar a polícia até os autores de crimes na capital.
As informações podem ser repassadas para o sistema de segurança pelo número 181, o disque-denúncia da SSP-AM. O serviço funciona 24h por dia e a denúncia pode ser feita de maneira anônima.