Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Serviço Geológico do Brasil mapeia locais de risco em atrativos turísticos no município de Presidente Figueiredo
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Serviço Geológico do Brasil mapeia locais de risco em atrativos turísticos no município de Presidente Figueiredo
CidadesDestaque

Serviço Geológico do Brasil mapeia locais de risco em atrativos turísticos no município de Presidente Figueiredo

Redação Segundo a Segundo
Atualizado em 2022/04/01 at 4:08 PM
Redação Segundo a Segundo 3 anos atrás
Compartilhe
Compartilhe

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), representado por pesquisadores do Departamento de Gestão Territorial (DEGET), está em visita técnica, no município de Presidente Figueiredo (AM), para avaliação de riscos geológicos nos principais pontos turísticos da cidade. O trabalho de campo será realizado até o próximo sábado (02), quando a equipe responsável dará início a análise dos dados e imagens coletadas e, no prazo de 40 a 50 dias, entregará um relatório informando quais locais precisam de providências da Prefeitura e da Defesa Civil Municipal, visando garantir a segurança do turismo da região.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Presidente Figueiredo, Luizinho Schwade, falou sobre o que se espera dos estudos propostos pelo SGB-CPRM. “ A expectativa é de que o Serviço Geológico analise nossos atrativos e faça as recomendações para que as devidas providências sejam tomadas, a fim de garantir maior segurança aos turistas, além da sustentabilidade do turismo local”, concluiu o secretário.

Atualmente, cinco pesquisadores em Geociências do SGB-CPRM estão avaliando diversos pontos turísticos da cidade, como cachoeiras, cavernas e grutas. As vistorias têm o objetivo de identificar e classificar os locais de risco e, assim, prevenir acidentes. Até o momento, dez atrativos, dos 20 requeridos, já passaram pela avaliação da equipe, bem como pela coleta de dados feita por drone especializado na captura desse tipo de imagem, tornando mais precisa a avaliação. A solicitação foi feita pela Prefeitura Municipal e pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur), órgão estadual responsável pelo turismo regional.

Os pesquisadores percorreram todo o interior da caverna Maroaga, para realizar o diagnóstico do ponto turístico -um dos principais do município-, que se encontra fechado para visitação há alguns anos. Entre outras observações, a equipe detectou presença de pequenas fendas em local próximo ao trecho final da caverna, que podem representar risco.

“ Estamos com uma equipe técnica completa na região. Contamos com equipamentos modernos como o drone, de modo a otimizar e tornar mais preciso o diagnóstico dos locais de risco. Vamos produzir uma prancha para cada atrativo turístico, com indicação dos eventuais locais de risco, além de um mapa completo dos atrativos visitados, justamente para que a prefeitura tome as medidas necessárias à segurança dos turistas”, salientou o supervisor da Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial de Manaus (GEHITE), José Luiz Marmos.

A conclusão dos trabalhos de campo está prevista para a próxima semana.

Leia também

Você conhece? Hospital João Lúcio procura família de idosa

Distribuição de mudas de plantas frutíferas e medicinais chega ao Lago Azul

Homem é atropelado por motocicleta ao tentar ajudar em acidente no Amazonas

Onça é morta após ser vista próxima a escola em comunidade rural de Tabatinga

7 bairros ficam sem energia nesta terça em Manaus; programe-se

Termos atrativos turísticos, mapeia locais, Município, Presidente Figueiredo, Serviço Geológico do Brasil
Redação Segundo a Segundo 01/04/2022 01/04/2022
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus disponibilizará 15 pontos de vacinação contra a Covid-19 neste sábado, 2/4
Próximo Artigo Vereador é preso em Eirunepé com droga avaliada em R$ 1,6 milhão
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok