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Ciรชncia & Tecnologia

Criado por alunos de Manacapuru, sistema contra Covid-19 conquista 4ยบ lugar na Febrace

Redaรงรฃo Segundo a Segundo
Atualizado em 2022/04/01 at 3:25 PM
Redaรงรฃo Segundo a Segundo 3 anos atrรกs
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Um projeto de sistema robรณtico contra a Covid-19, desenvolvido por estudantes da  Escola Estadual (EE) Nossa Senhora de Nazarรฉ, de Manacapuru (a 68 quilรดmetros de Manaus), conquistou o 4ยบ lugar na 20ยช ediรงรฃo da Feira Brasileira de Ciรชncias e Engenharia (Febrace). Intitulado โ€œProtรณtipo de sistema anticovid-19 no ambiente escolar com sistema Arduino AC-19โ€, o projeto consiste num sistema capaz de interagir com o ambiente e receber e enviar dados por meio de conexรฃo com um computador ou rede.

A Febrace รฉ a maior feira brasileira prรฉ-universitรกria de ciรชncias e engenharia em abrangรชncia e visibilidade. Seu objetivo รฉ estimular a cultura cientรญfica, a inovaรงรฃo e o empreendedorismo na educaรงรฃo bรกsica e tรฉcnica, despertando novas vocaรงรตes nessas รกreas e induzindo prรกticas pedagรณgicas inovadoras nas escolas.

O professor e orientador do projeto, Galileu Pires, conta que em muitos momentos os alunos que participaram da atividade nรฃo acreditavam que chegariam tรฃo longe. O projeto foi desenvolvido em 2021 e contou com o apoio da unidade de ensino durante toda sua execuรงรฃo.

Professor e orientador do projeto, Galileu Pires (FOTOS:ย Diego Peres/Arquivo Secom e Arquivo Pessoal).

โ€œEstamos muito felizes com essa colocaรงรฃo, em virtude das dificuldades enfrentadas no desenvolvimento do projeto. Passamos por muitas dificuldades de isolamento e retorno hรญbrido, porรฉm sempre acreditamos na equipe e no projeto, e isso nos possibilitou esse 4ยบ lugar e o destaque na regiรฃo amazรดnicaโ€, celebra o docente, assinalando a evoluรงรฃo dos alunos ao longo do trabalho.

โ€œNo inรญcio, eles achavam que nรฃo teriam condiรงรตes de desenvolver qualquer projeto relacionado a essa temรกtica, mas aos poucos, quando foram aprendendo as atividades nas aulas de Fรญsica, Matemรกtica, Quรญmica e Biologia, comeรงaram a ganhar confianรงaโ€, pontua Galileu.

Ao todo, cinco alunos do Ensino Mรฉdio atuaram no projeto: Josรฉ Victor da Rocha Maciel, Felipe Lima de Souza, Sarah Barros de Almeida, Raelly de Andrade Bezerra e Maria Jรบlia Teixeira Stefanini.

De acordo com a aluna Maria Jรบlia, a experiรชncia de trabalhar em projetos cientรญficos e de robรณtica transformou a sua vida. โ€œPassei a ler artigos cientรญficos e vislumbrar a possibilidade de mudar o mundo, como a exemplo de uma pesquisa, que tambรฉm fizemos no ano passado, em que transformamos as vรญsceras de pirarucu em fios cirรบrgicos absorvรญveisโ€, lembrou a estudante.

Sobre a Feiraย 

Nesta ediรงรฃo, a mostra contou com 487 projetos finalistas, sendo que trรชs eram do Amazonas. Os projetos foram desenvolvidos por 1.081 estudantes do Ensino Fundamental, Mรฉdio e Tรฉcnico de 333 escolas de todo o paรญs, sob a orientaรงรฃo de 626 professores.

O processo de avaliaรงรฃo envolveu mais de 300 mestres e doutores da USP e de universidades parceiras โ€“ inclusive professores e especialistas brasileiros que estรฃo atuando em outros paรญses, num total de 6.403 avaliaรงรตes.

Os autores dos melhores projetos, nas diversas categorias, devem receber trofรฉus, medalhas, bolsas de Iniciaรงรฃo Cientรญfica Jรบnior do CNPq e cursos.

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Termos alunos de Manacapuru, Febrace, sistema contra Covid-19
Redaรงรฃo Segundo a Segundo 01/04/2022 01/04/2022
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