O atendimento no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic+) Dra. Maria Helena Freitas de Goes, no bairro Novo Israel, zona norte de Manaus, passou a alcançar uma parcela maior da população. Reinaugurado nesta segunda-feira (25/04) pelo governador Wilson Lima, a unidade agora conta com novas especialidades médicas, atendendo a faixa etária de 0 a 17 anos.
Com a ampliação, crianças e adolescentes passam a contar com novas especialidades médicas, além da pediatria, como a neuropediatria, nutrologia, ortopedia, psiquiatria e infectologia.
“Nós tínhamos um trabalho que começava na fase de bebê. Foi muito importante (a ampliação), porque essa faixa etária dos 12 aos 17 ficava perdida. O Caic agora proporciona um ambiente propício para crianças e que o adolescente se sinta confortável para continuar seu atendimento; não só para a odontologia, mas para as vacinas, para o atendimento médico, para o acompanhamento psicológico, para evitar gravidez na adolescência”, detalhou a odontopediatra Fernanda Venturin, que atua na unidade há mais de 20 anos.
O novo perfil beneficia famílias como a da técnica de enfermagem Maria Regina Araújo, que agora, além do filho Vinícius, de 10 anos, também pode levar a sobrinha, Jéssica, 14, que antes não poderia ser atendida no Caic+.
“Já trouxe a minha sobrinha, vou trazer mais um outro sobrinho, porque o atendimento aqui é diferenciado, muito bom. Nosso agradecimento ao Governo do Estado, por ter dado esse olhar especial para a nossa comunidade”, disse Maria, enquanto a sobrinha era atendida na odontopediatria.
“O atendimento com a doutora Fernanda é maravilhoso. Depois dessa revitalização eu não podia deixar de trazer os meninos, porque é muito bom o atendimento, dela e de toda a unidade, ainda mais depois dessa revitalização. Para o bairro é muito importante, para nós da comunidade. Eu moro aqui há 20 anos e ainda não tinha visto uma revitalização aqui no nosso Caic”, acrescentou a técnica de enfermagem.
Mais atendimentos
O Caic+ Dra. Maria Helena Freitas de Goes é a terceira unidade do tipo reinaugurada, em Manaus, neste ano. Com as reformas e a implementação do novo perfil de atendimento, os números devem continuar a crescer, a exemplo do Caic+ Ana Braga, primeira unidade deste tipo de atendimento totalmente revitalizada, em janeiro. A reestruturação na unidade da zona leste permitiu um aumento de 170% nos atendimentos, que chegaram a 2.218, em janeiro de 2022.
Neste ano, a expectativa é que sejam ofertadas, aproximadamente, 9,6 mil consultas especializadas por mês.
Outra unidade entregue neste ano foi o Caic+ Alberto Carreira, que supre uma demanda de atendimentos especializados e era muito esperado por moradores da região. Cerca de 90 mil pessoas moram no bairro da Compensa, o quarto mais populoso de Manaus, na zona oeste da capital.