O segmento de jogos eletrônicos no Brasil está aquecido e deve crescer 5,3% neste ano de 2022. Atenta a esse cenário, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) está com as inscrições abertas, até o dia 26 de março, para a especialização lato sensu em Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos, que deverá ser realizada exclusivamente via e-mail: [email protected].
Podem se inscrever no processo de seleção os profissionais portadores de diploma de curso superior, bacharelado, licenciatura ou tecnólogo de qualquer área do conhecimento, que tenham interesse em atuar na área de desenvolvimento de jogos eletrônicos. O curso tem duração de 15 meses.
O coordenador do curso de especialização, professor Dr. Jucimar Maia Jr., explicou que os alunos egressos das duas turmas anteriores conseguiram bons reposicionamentos no mercado, passando a trabalhar em estúdio de jogos eletrônicos locais, nacionais e internacionais. “O principal objetivo é formar profissionais especializados, capazes de desenvolver jogos eletrônicos para os mais diversos dispositivos eletrônicos, com base na integração dos conceitos de game design, level design, matemática e física para jogos, frameworks de jogos, inteligência artificial, dentre outros”, detalhou ele.
Durante o curso, cada aluno poderá estimulado a explorar o seu potencial empreendedor, compreendendo o comportamento do público-alvo do setor, conhecer o momento ideal de lançamento de novo jogo eletrônico, bem como os de monetização do mesmo para cada plataforma.
Mercado em plena expansão
Segundo Jucimar, o segmento de jogos eletrônicos representa um mercado em plena expansão, demandando profissionais cada vez mais especializados nessa área. “A realização da terceira turma deste curso visa atender a esta grande demanda por profissionais habilitados para o desenvolvimento de jogos eletrônicos nas empresas privadas, institutos de pesquisas e startups”, destacou.
Mundialmente, o setor tem uma movimentação de US$ 152 bilhões e a fatia voltada para jogos específicos desenvolvidos para smartphone e tablet tem um faturamento de US$ 68.5 bilhões. “Ainda no Brasil, 53% do público gamer no Brasil é feminino, 83% usam smartphone para jogar e desses, 79% usam smartphones Android”, frisou ele. Outros dados que chamam atenção, segundo o coordenador, é que em 2018, o Brasil movimentou US$ 1.5 bilhão em jogos eletrônicos, considerado o 13º maior mercado de jogos no mundo que possui cerca de 75,7 milhões de jogadores.
“A Microsoft anunciou dia 18 de janeiro a compra da Activision Blizzard, empresa responsável por jogos como Call of Duty e World of Warcraft. Segundo a empresa, a aquisição será uma transação em dinheiro, avaliada em US$ 68,7 bilhões”, informou Jucimar.
Para conferir o edital, acesse o link disponível abaixo.