Moradores de Nhamundá (383 quilômetros de Manaus) registraram em vídeo uma forte ventania na manhã desta quinta-feira (03/03), que causou destelhamento em casas, escolas e embarcações. A cidade está sem energia elétrica. Segundo a Defesa Civil, não houve feridos.
Pelas imagens compartilhadas por moradores nas redes sociais, é possível ver o redemoinho se formando no rio em frente a cidade, seguindo em direção às casas. Uma escola, embarcações e residências foram atingidas pela força dos ventos e perderam os telhados.
De acordo com o site local CNA7, a escola estadual Raimundo Melo foi uma das mais atingidas durante o vendaval. “Estamos todos em pânico e desesperados, nunca passamos por um momento desses”, relatou a gestora da escola, professora Perpétua Guerreiro, em entrevista ao noticioso.
A Defesa Civil informou que não houve registro de pessoas feridas e que está fazendo o levantamento das áreas atingidas.
NOTA DEFESA CIVIL DO ESTADO
A Defesa Civil do Estado do Amazonas informa que no dia 03/03/22, às 9h da manhã, na zona urbana da cidade de Nhamundá -AM, ocorreu o fenômeno de tromba d’água (fenômeno meteorológico caracterizado por uma coluna de ar giratória sobre um corpo de água) atingindo 08 casas, 01 escola e a Feira do Município, ocasionado parcialmente o destelhamento das mesmas, o referido fenômeno não deixou feridos, relacionado ao ocorrido.
O município, no momento, encontra-se sem fornecimento de energia elétrica, e até o momento sem relatos de danos na zona rural.