Projeto realizado por alunos e professores do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), no Centro de Manaus, zona sul da cidade, identificou quais sĂŁo os gĂȘneros de formigas encontradas com mais frequĂȘncia nas residĂȘncias da capital. A pesquisa recebeu apoio do Governo do Estado, por meio do Programa CiĂȘncia na Escola (PCE) edital NÂș 004/2021, disponibilizado via Fundação de Amparo Ă Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Aproximadamente 80 formigas foram coletadas pelos estudantes em seus domicĂlios, localizados em todas as seis zonas da cidade, durante as atividades da pesquisa âDiversidade de formigas (Hymenoptera, Formicidae) na regiĂŁo urbana de Manaus, AMâ, coordenada pela professora de ciĂȘncias naturais, Paula Holanda.
De acordo com a professora, os resultados do projeto indicam que as espĂ©cies de formigas mais comuns em casas e apartamentos de Manaus sĂŁo dos gĂȘneros atta, camponotus, crematogaster, odontomachus pheidole, solenopsis, tapinoma e wasmannia. Entre as espĂ©cies que representam estes gĂȘneros estĂŁo saĂșvas, quenquĂ©m, formigas-de-cupim e formiga-lava-pĂ©s, esta Ășltima conhecida popularmente como jiquitaia.
âPrimeiramente, os alunos foram indagados sobre a existĂȘncia de formigas em suas residĂȘncias. A partir desse momento, foi solicitado que fizessem a coleta das formigas encontradas por eles em suas casas. AlĂ©m disso, outros professores que tambĂ©m trabalhavam na escola ajudaram na coleta. ApĂłs isso, as amostras foram levadas para o laboratĂłrio da escola, identificadas e catalogadasâ, explicou Paula Holanda.

O projeto contou com a participação de cerca de 50 alunos do 9Âș ano do Ensino Fundamental, que realizaram a coleta dos insetos de forma ativa e surpreendente, conforme destacou a professora, possibilitando verificar a distribuição espacial das espĂ©cies de formigas que ocorrem em domicĂlios da cidade de Manaus.
Para Paula, a pesquisa, realizada entre julho e dezembro do ano passado, despertou o interesse dos alunos pela ciĂȘncia e proporcionou aos mesmos a oportunidade de serem multiplicadores de conhecimento dentro do ambiente escolar e social onde estĂŁo inseridos.
Materiais- As formigas foram coletadas por meio de um trabalho manual, preciso e cuidadoso. Os alunos utilizaram lupas para procurar os pequenos insetos dentro das moradias. Além disso, os estudantes confeccionaram uma caixa entomológica com a exposição dos animais recolhidos.
Apoio – A professora destacou o papel da Fapeam no auxĂlio Ă produção cientĂfica no Amazonas e tambĂ©m ressaltou a importĂąncia da Fundação no apoio para formação de uma nova geração de pesquisadores.
âĂ um desafio vigente para cada professor trazer a ciĂȘncia para sala de aula. Apesar das dificuldades, ainda Ă© possĂvel vislumbrar um futuro melhor. Dessa maneira, a Fundação de Amparo Ă Pesquisa do Estado do Amazonas atravĂ©s do Programa CiĂȘncia na Escola desperta esse desejo de âfazer ciĂȘnciaâ pelo professor e contribui com nossos estudantes para o inĂcio de uma vida acadĂȘmicaâ, finalizou.