Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Nota Técnica Conjunta recomenda uso de máscara em população vulnerável e em serviços de saúde no Amazonas
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Saúde > Nota Técnica Conjunta recomenda uso de máscara em população vulnerável e em serviços de saúde no Amazonas
Saúde

Nota Técnica Conjunta recomenda uso de máscara em população vulnerável e em serviços de saúde no Amazonas

Redação Segundo a Segundo
Atualizado em 2022/03/24 at 3:50 PM
Redação Segundo a Segundo 3 anos atrás
Compartilhe
Compartilhe

Nota técnica conjunta da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) divulga, nesta quarta-feira (23/03), as recomendações de uso de máscara de proteção respiratória contra a Covid-19 em unidades de saúde e pela população com saúde vulnerável. A nota está disponível em: https://bit.ly/3JwwQDc

Conforme a nota, a recomendação de uso de máscara, dentro do contexto da Covid-19, segue mantida para serviços de saúde onde há maior risco de exposição e presença de pessoas suscetíveis à infecção, como unidades básicas de saúde, clínicas, laboratórios, hospitais públicos ou privados e instituições de longa permanência.

Para a população em geral, o uso da máscara é facultativo tanto em ambientes internos como externos (com exceção dos serviços de saúde).

(FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AM).

“Recomendamos que alguns grupos permaneçam usando máscaras. Nós vencemos mais uma fase e vamos continuar vigilantes”, afirma o secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad.

A recomendação é o uso de máscara, em especial em ambientes fechados e de longa permanência, para pessoas com doenças imunossupressoras, pessoas com 70 anos ou mais, em especial aqueles que possuem doenças crônicas; além de gestantes com ou sem comorbidades. 

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, aproveita para reforçar que o uso ou não da máscara é uma decisão individual. “A SES-AM e a FVS-RCP mantém de forma rotineira o monitoramento da circulação viral da Covid-19 e o avanço na vacinação contribui para este cenário de baixo risco”, destaca Tatyana.

Recomendações 

 A recomendação é que, nos serviços de saúde, sejam usadas máscaras com maior potencial de proteção de acordo com as situações de risco em que são usadas a N95 ou PFF2, conforme orientação técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os profissionais de saúde devem manter o uso correto da máscara.

Na população em geral, encaixam-se na categoria de imunossuprimidos pessoas com imunodeficiência grave, quimioterapia para câncer, transplantados, pessoas vivendo com HIV, uso de corticóides em doses maiores que 20mg/dia de prednisona (ou equivalente) por mais de 14 dias, uso de drogas imunomoduladoras e imunobiológicos, doenças autoimunes em atividade e pacientes em hemodiálise.

Entre as comorbidades de pessoas com mais de 70 anos estão hipertensão arterial e diabetes mellitus não controladas, obesidade, câncer, doença renal crônica, cirrose hepática, doenças pulmonares crônicas, tabagismo, doenças cardiovasculares prévias e doenças hematológicas.

Fase Verde 

 Dados da Matriz de Avaliação de Risco da Covid-19, produzida pela FVS-RCP, destacam que o Amazonas entrou na Fase Verde, com risco muito baixo de transmissão do novo coronavírus.

A matriz considera seis indicadores, analisados nos últimos 14 dias: previsão de esgotamento de leitos UTI; variação do número de óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); mortalidade por SRAG; variação do número de casos de SRAG; incidência de casos por SRAG; e taxa de positividade para Covid19.

Leia também

Queda de idosos: veja cuidados básicos para evitar acidentes

Mais de 40 bebês morreram em Manaus em decorrência da sífilis; Outras 96 crianças têm a doença

Número de óbitos no território Yanomami reduz 21%, diz Ministério da Saúde

Teste de gravidez de farmácia é realmente seguro? Especialista explica como realizar

Conheça 4 alterações nas unhas que podem indicar problemas de saúde

Termos Amazonas, Nota Técnica Conjunta, população, serviços de saúde, uso de máscara
Redação Segundo a Segundo 24/03/2022 24/03/2022
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Artigo anterior Sesc AM possui mais de 80 vagas em aberto para os cursos de cultura
Próximo Artigo Com parte de dívida paga em 2019, Justiça suspende leilão do galpão do Caprichoso
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok