Receita Federal informa que até as 11 horas desta quarta-feira (30/03) foram entregues 9.256.613 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, ano-calendário 2021. A expectativa é de que 34.100.000 declarações sejam enviadas até o final do prazo.
O prazo de entrega da declaração começou no dia 07 de março e terminará em 29 de abril.
E, assim como nos anos anteriores, o contribuinte possui diversas formas de elaborar a declaração de IRPF 2022:
– Computador, por meio do PGD IRPF 2022, disponível no sítio da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) na Internet, no endereço: www.gov.br/receitafederal/pt-br;
– Dispositivos móveis, tais como tablets e smartphones, mediante acesso ao serviço “Meu Imposto de Renda”, disponível por meio do aplicativo APP “Meu Imposto de Renda”, disponível nas lojas de aplicativos Google Play, para o sistema operacional Android, ou App Store, para o sistema operacional iOS;
– Computador, mediante acesso ao serviço “Meu Imposto de Renda”, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e–CAC) que pode ser acessado através deste endereço: eCAC – Centro Virtual de Atendimento (fazenda.gov.br), de acordo com o disposto na Instrução Normativa RFB nº 1.995, de 24 de novembro de 2020.
Entre as novidades deste ano, estão o acesso ampliado à declaração pré-preenchida, que pode ser obtida por meio de todas as plataformas disponíveis e o recebimento da restituição e o pagamento de DARF via PIX.
O contribuinte que tiver dúvidas específicas já pode consultar no perguntas e respostas do IRPF 2022 que engloba as novidades, inclusive explicações sobre os novos campos para declaração de bens e direitos.
Acesse aqui o perguntas e respostas.