Dormir bem não tem preço. Faz bem para o humor e para a saúde. Um dos benefícios de ter um sono regulado é a prevenção de doenças, afirma a médica pneumologista e especialista em medicina do sono, Ana Carla Duarte, da Secretaria de Estado de Saúde. Doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, psiquiátricas e neurológicas podem surgir e agravar entre os insones.
Na última sexta-feira (18/03), foi comemorado o Dia Mundial do Sono. “Ter uma noite de sono adequada é um sonho na nossa sociedade cheia de compromissos sociais. Quando o indivíduo não dorme adequadamente, é muito comum ficar irritado, sonolento, ter sensação de fadiga, alteração do humor, lapsos de memória e dor de cabeça”, explicou a médica da Fundação Adriano Jorge.
O repouso do corpo é uma necessidade biológica que ajuda a regular o funcionamento do organismo. Quem não cumpre esse ciclo pode apresentar complicações na saúde. “Algumas doenças podem piorar devido ao sono não restaurador. Normalmente, durante o sono há diminuição da pressão arterial e quando não ocorre essa redução pode sugerir algum distúrbio do sono, como insônia e apneia do sono”, disse.
Existem diversas doenças do sono, mas a mais comum é a insônia. Caracterizada pela dificuldade em iniciar e manter o sono, e ainda pela facilidade em acordar. É o caso de pessoas que até dormem no horário regular, mas despertam diversas vezes ao longo da noite. Quem não descansa acaba tendo problemas de humor, por exemplo, e baixo rendimento.
“A apneia do sono é caracterizada por episódios recorrentes de pausa respiratória acompanhada de ronco com ou sem sonolência diurna”, alertou a especialista em medicina do sono.
Onde buscar tratamento
Alguns sinais de problemas com o sono, que são variados e podem gerar distúrbios, são detectáveis e devem ser levados a um profissional de saúde.
O tratamento para distúrbios do sono deve ser iniciado com o primeiro atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), de responsabilidade das prefeituras municipais. Após essa primeira avaliação, o usuário será encaminhado para uma unidade da rede pública estadual caso seja necessário acompanhamento especializado.
Dicas – De acordo com a pneumologista, para se ter uma boa noite de sono é necessário adotar alguns hábitos durante a rotina diária e antes de dormir.
“O sono é uma construção. Para termos um sono adequado à noite precisamos ter uma rotina que favoreça o sono: uma rotina com horários definidos para dormir e acordar, exercícios mais leves à tarde e diminuição do estresse no final da tarde, diminuição de estímulos luminosos à noite oriundos de aparelhos eletrônicos. Para se ter um sono de qualidade precisamos de rotina, quantidade e qualidade de sono adequadas a necessidade de cada indivíduo”, afirmou a médica.
Outra dica importante, segundo a especialista, é relaxar e acalmar a mente com exercícios leves, como caminhadas e hidroginástica, fazer orações e realizar meditação mindfulness.
A especialista recomenda manter a iluminação desligada durante o sono, pois a luminosidade informa ao cérebro que o corpo ainda está acordado. “Uma dica importante para favorecer o sono é diminuir a luminosidade do quarto e desligar aparelhos eletrônicos. Pois, quando exposto a fonte de luz, há atraso da liberação da melatonina, hormônio que favorece o início do sono, pela glândula pineal situada no cérebro”, explicou.