Pesquisadores do Amazonas têm até 25/03 para submeter propostas na Chamada Confap & Wallonie Bruxelles – Bélgica 2022. A iniciativa de nível internacional, apoiada pelo Governo do Amazonas, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) em conjunto com a Wallonie-Bruxelles International (WBI), tem como objetivo incentivar projetos conjuntos de Pesquisa & Inovação, missões, mobilidade de pesquisadores, seminários e publicações em diferentes áreas do conhecimento.
Fruto de um acordo de cooperação acadêmica e científica entre a região da Valônia-Bruxelas (Belgica) e o Brasil, a chamada contemplará até dois projetos nos campos de Materiais Circulares; Inovação em Saúde; Inovações para Produção e Projetos ágeis e seguros; Sistemas de Energia e Ambientes Sustentáveis; Gestão ambiental inovadora e Cadeias Agroalimentares; Transporte e logística, Aeronáutica e Espaço; e Tecnologias Digitais.
O investimento total da Fapeam é de até R$348 mil para o custeio de bolsas e despesas. O prazo de execução dos trabalhos é de 24 meses. Para submeter projeto, é necessário que o proponente seja brasileiro ou estrangeiro com visto compatível, resida no Amazonas e possua a titulação de doutor. A proposta deve ser enviada, de maneira eletrônica, primeiramente para a plataforma Confap, até 25/03 e em seguida para o SigFapeam até às 17h do dia 30/03.