Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Casos de tuberculose têm aumento de 12% no AM
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Banner Cultura
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Casos de tuberculose têm aumento de 12% no AM
CidadesDestaque

Casos de tuberculose têm aumento de 12% no AM

Redação
Atualizado em 2022/03/04 at 6:01 PM
Redação 4 anos atrás
Compartilhe
Compartilhe

O registro de novos casos de tuberculose no Amazonas teve aumento de 12%, no comparativo entre os casos novos registrados em 2021 (3.209) e 2020 (2.853). De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a subida de casos também reflete o trabalho de intensificação do diagnóstico.

O cenário epidemiológico de tuberculose no estado é monitorado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), por meio do Programa Estadual de Controle da Tuberculose no Amazonas (PECT).

Os dados de 2021 destacam recuperação da detecção de casos novos da doença, após o ano de 2020 em que as pessoas intensificaram o isolamento social, como medida preventiva à Covid-19, reduzindo a busca pelo diagnóstico da tuberculose nos serviços de saúde.

“Além da pandemia de Covid-19, que impactou na detecção de novos casos, os indicadores apontam também a recuperação das atividades de busca ativa pelas equipes de saúde, que têm total apoio e suporte do Governo do Amazonas”, afirmou Anoar Samad, secretário de Estado de Saúde.

Com o avanço da identificação de casos novos, um indicador que preocupa é a proporção de casos de abandono do tratamento para tuberculose, tendo aumentado de 15,4% em 2020 para 16,3% em 2021.

“É preciso intensificar o monitoramento da tuberculose, incluindo a importância da continuidade do tratamento. A ampliação da detecção de casos novos é outro desafio dos programas de combate à tuberculose municipais, a partir das ações de controle da doença, mesmo com a pandemia de Covid-19 ainda em curso”, destaca Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP.

O coordenador do Programa de Controle da Tuberculose (PECT), Jair Pinheiro, destaca que, além das atividades de intensificação da detecção de casos da doença, a ampliação do acesso ao diagnóstico e tratamento da Infecção Latente da Tuberculose (ILTB) nos municípios será ação prioritária em 2022.

Segundo Jair, já foram identificados os municípios e serviços prioritários para implantação da Prova Tuberculínica e do Interferon Gamma Release Assay (Igra), que são os dois testes utilizados para o diagnóstico da ILTB.

“Posteriormente, devemos iniciar o processo de capacitação de médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais de saúde para o tratamento e vigilância da infecção latente. Esta é uma estratégia fundamental para a prevenção da doença e alcance das metas de eliminação da tuberculose com problema de saúde pública assumidas pela FVS-RCP”, acrescenta o coordenador do PECT.

Prevenção

 A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, mas também pode acometer outros órgãos e sistemas. É transmitida pelo bacilo de Koch.

O tratamento da ILTB e a vacina BCG são importantes formas de prevenção e combate à doença. A vacina BCG está disponível gratuitamente no Serviço Único de Saúde (SUS). Essa vacina deve ser dada às crianças ao nascer ou, no máximo, até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade. O imunizante protege contra as formas mais graves da doença.

Leia também

Auxílio Estadual ganha novo contato para atendimentos por telefone

Barco Hospital São João inicia atendimentos de saúde em Silves nesta sexta (10)

Bolsa Família: Descuido com acompanhamento de saúde em Manaus pode levar à perda do benefício

Corpo de homem que morreu em Manaus aguarda parentes no IML

Atendimento do CadÚnico é suspenso em Manaus nesta sexta (10)

Termos Casos de tuberculose, cenário epidemiológico, Dados, Registro
Redação 04/03/2022 04/03/2022
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Manaus Previdência publica homologação do concurso para técnico e analista previdenciário
Próximo Artigo Com 3,8 mil novas armas, Governo do Estado renova arsenal das Polícias Civil e Militar
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.