Em reunião nesta quarta-feira (23/03), o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do Amazonas recomendou a suspensão do uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados e abertos. A medida é uma resposta ao panorama epidemiológico da Covid-19 no Estado. Há oito dias não há registro de mortes pela doença.
“Isso é possível em razão da diminuição dos casos de internações, óbitos e casos confirmados”, disse o governador Wilson Lima.
A recomendação para suspender o uso obrigatório de máscaras deve ser publicada no Diário Oficial do Estado. Além da redução dos óbitos, o estado também observa uma queda sustentável na taxa de novos infectados. Atualmente, o Amazonas está com a menor taxa de letalidade do país, com 0,2% e a segunda menor taxa de transmissão, com 0.86.
No decreto, o governo do estado vai recomendar que pessoas com sintomas gripais e idosos acima de 70 anos continuem utilizando máscara como forma de proteção. Quem não está vacinado ou tem vacinas em atraso também deve continuar usando máscara.