O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), prossegue com a intensificação dos procedimentos de endoscopia digestiva nos municípios do interior do estado. A iniciativa prevista no programa Saúde Amazonas tem a meta de realizar cerca de mil exames até o final de abril.
A ação iniciou no interior do estado pelos municípios de Itacoatiara e Eirunepé (distantes 176 e 1.160 quilômetros de Manaus, respectivamente), onde foram realizadas 125 e 144 endoscopias digestivas, nesta ordem.
Nesta semana, a intensificação será de quarta-feira a sábado (02 a 05/02) em Parintins e em Nhamundá (a 369 e 383 quilômetros da capital, respectivamente), na região do Baixo Amazonas. Serão atendidos os pacientes que aguardam pelo procedimento no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), conforme indicação médica.
“Esse é um marco para o Amazonas, com a realização desses procedimentos em cidades do interior para diagnosticar e tratar algumas doenças que atingem o esôfago e o estômago. A ação busca ampliar o acesso da população à saúde intensificando a realização desses exames e reduzindo drasticamente o tempo de espera dos pacientes”, ressaltou Anoar Samad, secretário de Estado de Saúde.
Por meio do Programa Saúde Amazonas, a SES-AM organizou um cronograma de intensificação das endoscopias digestivas. A ação está prevista para ocorrer em Tefé (em fevereiro), Tabatinga (em março), Humaitá e Lábrea (nos meses de março e abril).
Saúde Amazonas
O programa da SES-AM foi lançado em setembro de 2020, com a missão de modernizar a rede estadual de saúde, tendo como metas a ampliação de leitos, fortalecimento da transparência e controle, valorização dos servidores e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população do Amazonas.