Serviço emergencial da Prefeitura recebeu, em média, 79 ligações indevidas por dia
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Manaus recebeu, em menos de dois meses, mais de 4,2 mil trotes, este ano. Em média, foram 79 ligações indevidas por dia ao telefone 192, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Ontem, o Samu completou 16 anos de criação.
“O que as pessoas precisam entender é que ocupar as nossas linhas com esse tipo de ligação vai retardar o atendimento a quem, de fato, necessita do socorro”, alertou o diretor do Serviço Emergencial, Ruy Abrahim.
Passar trotes aos serviços de emergência é um crime previsto pelo artigo 266 do Código Penal Brasileiro, e o infrator pode pegar de um a seis meses de detenção. Além disso, crianças e adolescentes também podem ser punidos.
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), esse tipo de ligação é um ato infracional gravíssimo e quem o comete deve ser encaminhado para a Vara da Infância e da Juventude para que sejam aplicadas as medidas socioeducativas. “Em 16 anos nosso serviço recebeu mais de um milhão e duzentas mil ligações ‘de brincadeira’, os chamados trotes. Isso corresponde a mais de 21% do total de chamadas recebidas. Em 2010, chegamos a atender 208 mil trotes”, disse Abrahim.